Ocultar

Reciclagem: Sua chapa de raio-X pode se transformar em…


Você precisou fazer um raio-X, o médico já avaliou o exame, mas a chapa continua perdida pela sua casa. Coleção de chapas ninguém quer fazer, certo? Pensando nisso, o Hospital das Clínicas, em São Paulo, encontrou uma saída para aquelas chapas que já perderam a utilidade: a reciclagem!

Muitas pessoas não sabem o que fazer e acabam jogando os exames no lixo comum. Mas você sabia que elas podem prejudicar o meio-ambiente?

As chapas são compostas de acetato, plástico que leva mais de cem anos para se decompor, e prata, um metal pesado. Ambos podem contaminar solos e rios, caso os exames sejam descartados no lixo comum.

Transformação

A prata extraída das chapas é reutilizada na fabricação de jóias. Já o plástico vira embalagens de presente!

Entenda como funciona o processo: O material recolhido no HC é todo doado ao Fundo de Solidariedade de São Paulo (Fussesp), que recebe em média, por mês, mil toneladas de exames. O número já chegou a 5.000 por mês.

Na sequência, a Fussesp repassa para a empresa DPC Brasil, que compra 20 mil kg de chapas por mês, ao custo de R$ 3 o quilo. Quarenta funcionárias separam e lavam os exames em uma solução com água e soda cáustica.

Desde a implantação, em junho deste ano, o posto do hospital já recebeu 1.500 kg de radiografias. No entanto, a quantidade cai à medida que as máquinas analógicas de raio-X são substituídas por digitais, que não exigem a impressão dos exames.

Nada de sair jogando seus exames no lixo!

O descarte, porém, só deve acontecer após autorização do médico. Isso porque alguns exames são usados como referencial comparativo e precisam ser guardados por alguns anos.

O ponto de coleta de radiografias no Hospital das Clínicas funciona no prédio dos ambulatórios, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

- Reciclar para viver – Ou para sobreviver?

- Reciclar agora é LEI!


Comentários

40 Respostas para “Reciclagem: Sua chapa de raio-X pode se transformar em…”
  1. Clarice disse:

    Tenho muitas chapas de RX guardadas e gostaria de doar ao invés de jogar, pois são retiradas a prata e o plástico que são feitas caixinhas para diversos usos.Gostaria de saber como devo proceder para a doação das mesmas

    • leomi disse:

      bom dia clarice, tudo bem eu sou daqui de sao bernardo do campo sao paulo, e eu aceito a sua doacao, de suas radiografias, pois tenho um projeto que se chama lixo eletronico, onde faco a coleta do material, caso voce se interessar , pode me enviar ou ligar no telefone 011 9 8643 5540, falar comigo leomí cardoso de assis, email para contato leomicardoso@ig.com.br

      aguardo o seu contato

    • Robert disse:

      ola Clarice sou Robert da reycicla entre em contato por Email comigo reycicla@hotmail.com

      acesse http://reycicla.blogspot.com.br/?zx=c13946651347a

      obrigado pela preferencia

      • PATRICIA disse:

        BOA TARDE ROBERT IREMOS FAZER A SEMANA DA SUSTENTABILIDADE AQUI NO SENAC ITAQUERA,LIXO HOSPITALAR ESTAREMOS RECEBENDO NESTA SEMANA AS CHAPAS DE RX DA POPULAÇÃO.
        GOSTARIA DE SABER COMO É FEITO O SEU SERVIÇO DE RETIRADA DESTE MATÉRIA.
        SE POSSÍVEL ORIENTAR SOBRE TEU TRABALHO E ATÉ DIVULGARMOS NESTES DIAS.
        04/05/06 DE JUNHO.
        PRECISO DE UM RETORNO MAIS BREVE POSSIVEL.
        OBRIGADO AGUARDO RETORNO…

        ASS:PATRÍCIA FERNANDES ALUNA DE TECNICO DE ENFERMAGEM SENAC ITAQUERA

  2. blogdasaude disse:

    Clarice, em qual região você mora? Até o momento, só sabemos de um ponto de coleta em São Paulo, no Hospital das Clínicas, no prédio dos ambulatórios, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mas lembre-se: O descarte, porém, só deve acontecer após autorização do médico. Isso porque alguns exames são usados como referencial comparativo e precisam ser guardados por alguns anos. Abraços

  3. Adriano de Caçapava-sp disse:

    olá, estou fazendo trabalho e gostaria de receber material sobre reciclagem e descarte de raio x, se puderem colaborar ficarei muito grato, abraços

  4. Eduarda disse:

    Oi, vocês sabem de algum posto de coleta no rio de janeiro? Quanto um hospital público comum, sem posto de coleta, descarta por mês de radiografia? Obrigada

    • blogdasaude disse:

      Olá. No momento, sabemos que as unidades do Fleury recolhem chapas de quem é cliente (eles têm uma unidade em Leblon, RJ). Além deles, o Ecycle faz a reciclagem de chapas também. Para achar um local de coleta perto do sua casa, acesse o site do Ecycle <a href="http:// (http://bit.ly/HiTmip)” target=”_blank”> <a href="http://(http://bit.ly/HiTmip)” target=”_blank”>(http://bit.ly/HiTmip) e selecione a opção diversos que as chapas de raio x aparecerão como opção. Espero ter ajudado! Abraços

  5. Divaldo disse:

    Boa tarde, alguem pode me ajudar com informaçoes tipo passo a passo para montar uma pequena usina de reciclagem de radiografias na minha regiao, conciderando que os nossos recursos são limitados, se alguem puder me ajudar o meu email divelli@hotmail.com, obrigado a todos

  6. Andrew Reversi disse:

    Olá meu nome é Andrew Reversi tenho 14 anos e sou de Sumaré SP, eu queria saber se seria possivel eu reciclar as radiografias das clinicas da minha cidade? Aqui na minha cidade não tem nenhuma empresa que recicle o material, então eu queria saber se é possivel eu efetuar esta tarefa? E como eu faria para adquirir as radiografias das clinicas? Eu precisaria ser autorizado por algum orgão do governo para efetuar a tarefa?
    Eu gostaria muito de poder reciclar radiografias, queria poder montar um projeto na minha cidade para poder recolher as radiografias que não são mais usadas e são descartadas no lixo comum.

    • blogdasaude disse:

      Oi Andrew! Você precisaria apresentar o seu projeto nas clínicas da sua cidade para eles poderem dar permissão de você retirar as radiografias para reciclar! É uma ótima iniciativa, parabéns :D

  7. lua disse:

    Tem notícias sobre empresas que façam esse tipo de reciclagem em Brasília?
    Grata.

  8. Andre disse:

    Olá. Já trabalhei ha muitos anosatras com reciclagem de chapas de raio-x e fixador usado.Hoje em dia estou em Botucatu SP, se tiver alguem com esses tipos de material e naõ tem alguem queos reciclem, tenho, interesse nos mesmos. Andre Ribeiro.,

  9. Aline disse:

    Oi gente. Tõ procurando aqui no Rio de Janeiro pessoas que trabalham com reciclagem de chapas de raio x; me ajudem a achar alguém por favor !

  10. Ana Lúcia disse:

    As minhas radiografias são muito antigas e realmente não tenho como achar médicos que autorizem mais.
    Como faço?

    grata

    Ana

  11. Eletra Paolera disse:

    Tenho radiografias antigas para descarte. Como fica dificil para ir
    Hospital das clinicas, será que o Laboratorio Lavosier aceitaria?
    Dizem que está sendo comprado pelo Laboratório Fleury!
    Por favor me respondam

  12. Maria Abadia disse:

    A minha gatinha passou por uma cirurgia, e a veterinaria improvisou uma coleira (para ela nao lamber o corte) com chapa de raio X.
    Gostaria de saber se o contato com as chapas de raio X e prejudicial a saude.
    Vi varias materias sobre como limpar as chapas para utiliza-las como artesanato (lavar com agua sanitaria), porem esta agua e joagada no solo. Contamina do mesmo jeito.
    Se possi vel gostaria de receber informacoes no meu amail.

    Atenciosamente,

    Maria Abadia

  13. Aninha disse:

    Tenho muitas chapas de RX guardadas e gostaria doar ou vendê-las, pois são retiradas a prata e o plástico para diversos usos.Gostaria de saber como devo proceder ?

  14. Lilian disse:

    Oi meu nome é Lilian e gostaria de saber se tem alguma empresa em Guarulhos que coleta estas radiografias.

  15. Felipe disse:

    Boa noite , Estou iniciando na carreira de Reciclagem , e gostaria de saber onde encotro as chapas de raio-x para doarem ou ate mesmo venderem ? feeh90@hotmail.com

  16. ELISABETE disse:

    Moro em Indaiatuba interior de S.P fiz uma limpeza nos meus exames e estou com RX e Ressoncia sabe me dizer aonde levo.

  17. madalena disse:

    Como faço para entrar em contato com vc. estou em Botucatu , tenho radiografias para descartar.

  18. Elizandra disse:

    tenho muito interessa em comprar chapas de raio x, por gentileza entrem em contato administracao@crmdobrasil.com,

    Grata!

  19. claudette disse:

    Boa noite,
    Tenho mais ou menos 600 quilos de RX lavado já no acetato azul ,eu fazia caixinhas mas faz muito tempo que parei e preciso tirar este material do meu quintal se alguém se interessar entrar em contato comigo por e-mail

  20. DAMIANA disse:

    BOA NOITE. TENHO APENAS QUATRO FOLHAS DE RAIO- X , E NÃO QUERO JOGAR NO LIXO COMUM. GOSTARIA DE SABER COMO DESCARTAR OU REAPROVEITAR.

  21. Ana Maria disse:

    Gostaria de doar diversas chapas de raio X mas sou do Rio de Janeiro, Como fazer?

  22. Marcia Barreto disse:

    Boa tarde,
    Sou moradora do Rio de Janeiro e gostaria de descartar chapas de Raios X. Pesquisei e só vi um local no Rio, na zona sul, mas é muito longe da minha casa. Você podem indicar outros locais?

  23. ketelim disse:

    eu quero doar uns 3 kilos de chapas de raio X alguem quer moro niteroi rj icarai vengha pegar

    • Gustavo disse:

      ola pago o frete sou do rio grande do sul me chama no whats (55)97151686

    • Pedro Ribeiro disse:

      Tambem moro em icarai e por tambem por coincidencia to precisando de chapas de raio-x p fazer arte.. como podemos entrar em contato ?? obrigado pela atençao

  24. osmaura disse:

    A uns 10 anos tive conhecimento de reciclagem de de Rx so hoje recordei dessa descoberta ,Gostaria de saber de um curso para uma oficina de eciclagem,Morro em SP são Sp.

  25. osmaura disse:

    Em Sp onde descartar ou vender ,Os se possivel me passe todas informações,se que uma pratica pouco esplorada .Desde ja agradeço.

  26. Maria Pereira Seixas disse:

    G0staria de ter um endereço em Belo Horizonte para vender 100 kg de chapas

Comente

Deixe aqui sua opinião...