Ciclismo – Conheça os benefícios de pedalar para sua saúde física e mental

importancia pedalar bicicleta

O ciclismo regular estimula e melhora o coração, os pulmões e a circulação, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. Andar de bicicleta fortalece os músculos do coração, diminui a frequência cardíaca em repouso e reduz os níveis de gordura no sangue.

Uma grande vantagem de andar? Andar de bicicleta é uma forma realmente versátil de exercício que pode ser dimensionada para diferentes níveis de condicionamento físico, estilos de vida e objetivos.

Benefícios para a saúde físicaBenefícios para a saúde mental
Melhoria da saúde cardiovascularEstresse reduzido
Aumento da força e resistência muscularMelhor humor
Mobilidade articular aprimoradaAumento da autoconfiança
Risco reduzido de doençasCriatividade Aprimorada
Níveis de energia aumentadosFoco e concentração aumentados
Equilíbrio e coordenação aprimoradosAnsiedade reduzida

Você pode, por exemplo, pedalar em casa em uma bicicleta ergométrica, seja em uma aula em grupo ou sozinho em sua própria casa. Ou você pode pedalar ao ar livre.


Benefícios de pedalar

benefícios de pedalar

Ciclismo e saúde mental

O exercício físico melhora a sua saúde mental. Alguns dos benefícios para a saúde mental de andar de bicicleta incluem:

  • Diminuição dos níveis de estresse e ansiedade
  • Desencadeia a liberação de substâncias químicas ‘sentir-se bem’ no cérebro que fazem você se sentir feliz
  • Diminuição do risco de depressão
  • Dormir melhor
  • Estimula a criatividade e a produtividade.


Um estudo da YMCA mostrou que pessoas que tinham um estilo de vida fisicamente ativo tinham uma pontuação de bem-estar 32% maior do que indivíduos inativos.

Comodidade e eficiência

O tempo de viagem de bicicleta é mais previsível do que de veículo motorizado, pois o tráfego raramente é um problema. A equitação é conveniente porque:

Oferece serviço porta-a-porta – geralmente você pode estacionar uma bicicleta mais perto dos destinos do que os carros.

Pedalar é muitas vezes mais rápido do que dirigir um carro em distâncias curtas de até 5 km.

O tempo de viagem de bicicleta é mais previsível do que de veículo motorizado, pois o tráfego raramente é um problema.

Atividade física

Os profissionais de saúde recomendam pelo menos 30 minutos de atividade física de intensidade moderada diariamente. Andar de bicicleta é uma ótima maneira de se exercitar enquanto se diverte e há muitos benefícios em ser ativo.

Andar de bicicleta para o trabalho, escola, universidade ou faculdade é uma maneira conveniente e prática de incorporar exercícios regulares ao seu dia atarefado.

Andar de bicicleta por 30 minutos pode ajudar a melhorar seu condicionamento geral de várias maneiras. Em primeiro lugar, o ciclismo pode ajudá-lo a construir músculos e força, principalmente na parte inferior do corpo, pois é uma excelente forma de exercício aeróbico.

Além disso, o ciclismo pode ajudar a melhorar sua resistência cardiovascular, pois aumenta sua frequência cardíaca e proporciona um ótimo treino aeróbico.

Por fim, o ciclismo também pode ajudar a melhorar seu equilíbrio, coordenação, flexibilidade e saúde das articulações, além de reduzir os níveis de estresse. Ao todo, 30 minutos de ciclismo são uma ótima maneira de melhorar seu condicionamento e saúde geral.

Perda de peso

Andar de bicicleta habitualmente, especialmente em alta intensidade, pode ajudar a diminuir os níveis de gordura corporal, promovendo o controle de peso saudável.

Estudos adicionais sugerem que incluir treinos de corrida e força com ciclismo regular pode aumentar temporariamente seu metabolismo e construir músculos, o que permite que você queime mais calorias, mesmo em repouso.

Melhora no sono

A equitação regular ajuda a sincronizar seu ritmo circadiano e pode ajudar a reduzir os níveis de hormônios do estresse que podem dificultar o sono profundo e regenerativo adequado.


A saúde física e emocional é agora considerada um componente terapêutico fundamental de qualquer estratégia de combate à depressão, ansiedade e estresse.


Com que frequência pedalar para obter os benefícios

pedalar ciclismo

Os cientistas sugerem que 30 a 60 minutos de pedalada constante em um bom ritmo (sem correr!) é um bom equilíbrio. A manutenção de uma frequência cardíaca em aproximadamente 75% do nosso máximo também é sugerida.

Três a cinco sessões por semana são suficientes para obter esses benefícios. É uma adição fácil e agradável ao seu kit de primeiros socorros de saúde mental.

  • Melhor condicionamento cardiovascular
  • Músculos e ossos mais fortes
  • Níveis de estresse reduzidos
  • Mobilidade articular aprimorada
  • Melhor postura
  • Níveis reduzidos de gordura corporal
  • Risco reduzido de doenças crônicas, como doenças cardíacas, derrame, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer
  • Risco reduzido de depressão
  • Aumento dos níveis de energia


Vantagens do ciclismo

Andar de bicicleta é bom para iniciantes

Andar de bicicleta é bastante simples. Se você tem dificuldade com uma bicicleta padrão, as bicicletas estacionárias são uma ótima alternativa.

Se você é novo no condicionamento físico ou se recupera de uma lesão ou doença, pode pedalar em baixa intensidade. À medida que você fica mais em forma, pode aumentar a intensidade ou continuar a pedalar em um ritmo tranquilo.

Estudos mostraram que mesmo pessoas sedentárias colhem os benefícios do ciclismo para a saúde, por isso pode ser uma ótima introdução para iniciantes em exercícios.

Redução de colesterol

Pesquisas mostram que andar de bicicleta é um exercício aeróbico seguro e eficaz para queimar calorias e diminuir o colesterol ruim – e um dos principais benefícios do ciclismo é que ele pode se tornar parte de sua rotina diária sem interromper sua programação.

Andar de bicicleta pode ajudar a reduzir o nível de colesterol LDL no corpo. O colesterol LDL é prejudicial à saúde, pois se acumula nas artérias, bloqueando o fluxo suave do sangue.

Andar de bicicleta pode ajudar a reduzir a formação de colesterol LDL e melhorar a saúde cardiovascular. Reduz as chances de ter um derrame ou um ataque cardíaco.

Benefícios cardíacos

Quando você se exercita, seu coração precisa bater mais rápido e com mais força para bombear mais sangue ao redor do corpo para fornecer oxigênio suficiente aos músculos para eles poderem fazer o trabalho.

Em repouso, nosso coração normalmente bombeia cerca de 4 litros de sangue por minuto, mas durante atividades aeróbicas moderadas, como andar de bicicleta, isso aumenta para aproximadamente 20 litros de sangue por minuto. Esse aumento é alcançado pelo seu coração batendo mais rápido e com mais força, de modo que bombeia mais sangue a cada batida.

Exercitar seu coração dessa maneira o tornará maior e mais forte, assim como seus bíceps ficam maiores quando você os exercita.

Este tipo de exercício também previne o acúmulo de depósitos de gordura (ateroma) nas artérias do seu coração (as artérias coronárias), razão pela qual as pessoas que praticam atividade física regular têm um risco menor de doença cardiovascular em comparação com aqueles que não praticam atividade física regular.

Benefícios para músculos e articulações.

Andar de bicicleta é um exercício de baixo impacto. Isso significa que os limites do ciclismo afetam o estresse nas articulações que suportam peso, como quadris, joelhos e pés. Além disso, o movimento ajuda a lubrificar as articulações, o que reduz a dor e a rigidez.

Como pedalar envolve um aspecto de resistência, é um ótimo esporte para construir músculos. Diminuir o percentual de gordura corporal e tonificar os músculos faz mais do que apenas melhorar sua aparência física – também resulta em uma maior queima de calorias.

Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura Coordenador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa – Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica, reconhecida pelo CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
Ex-Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. João Arthur Ferreira

Dr. João Arthur Ferreira

CRM-SP 19759 / RQE 3179 Atua no tratamento de reabilitação em atletas, dor aguda e dor crônica (cervicalgia, lombalgia, enxaqueca). Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura Coordenador do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado de Medicina Chinesa – Curso de Pós-Graduação em Acupuntura Médica, reconhecida pelo CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura).
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).
Ex-Colaborador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail