Vitamina D: para que serve, como medir e principais fontes

comprimidos capsulas vitamina d

A vitamina D faz parte de um grupo de nutrientes chamado de lipossolúveis e que, por isso, podem ser estocadas pelo organismo. Ela participa da formação e da manutenção da saúde óssea, e sua deficiência vem se tornando endêmica, de acordo com organizações de saúde de diversos países.

Essa deficiência pode ocasionar, principalmente, problemas ósseos, mas estudos populacionais vem trazendo cada vez mais a suspeita de que o problema pode também estar ligado a doenças autoimunes, cardiovasculares e mesmo a alguns tipos de câncer1.

Assim, devido a esses riscos, a suplementação de vitamina D vem crescendo, em paralelo aos casos de deficiência e insuficiência deste nutriente.


O QUE É A VITAMINA D?

importancia do sol vitamina d

A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel produzida naturalmente pelo organismo a partir de dois fatores:

  • Presença de colesterol, que forma a base estrutural da vitamina;
  • Exposição à luz solar, que atua na síntese da vitamina D3, ou colecalciferol.

Então, a vitamina D3 é convertida em calcidiol pelo fígado, que então passa por outra modificação, dessa vez nos rins, se convertendo em calcitriol.

O calcitriol, forma ativa da vitamina D, é essencial para a absorção dos minerais cálcio e fósforo, e, consequentemente, para a saúde óssea.

Assim, quando não há uma ingestão ou produção adequada de vitamina D, a absorção de cálcio e fósforo no intestino cai de forma significativa, podendo chegar à 10-15% do total ingerido.


QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DE VITAMINA D?

suplemento vitamina d

A deficiência em vitamina D, de forma geral, causa o enfraquecimento dos ossos, o que pode ter consequências diferentes, a depender da idade do paciente2:

  • Crianças: A deficiência crônica desta vitamina leva ao desenvolvimento de raquitismo, uma vez que a mineralização dos ossos, assim como o desenvolvimento do esqueleto a partir do tecido cartilaginoso, fica prejudicado;
  • Adultos: Nesse caso, o que se vê em um quadro de deficiência crônica é a osteomalacia, que é o enfraquecimento dos ossos, que causa um aumento do risco de fraturas.

Outro efeito da deficiência crônica de vitamina D é o aumento da produção do paratormônio (PTH) pelas glândulas paratireoides, com o objetivo de aumentar a reabsorção de cálcio pelos rins. Entretanto, o aumento dos níveis de PTH causa uma maior eliminação de fósforo através da urina, o que acaba provocando a desmineralização óssea.

Desta forma, mesmo esse mecanismo de compensação da deficiência de vitamina D não é suficiente para reverter os danos ósseos causados pelo déficit nutricional, podendo, inclusive, piorá-lo.


FATORES DE RISCO PARA DEFICIÊNCIA DE VITAMINA D

Apesar da aparente facilidade de se obter vitamina D através da alimentação e da luz solar, a deficiência neste nutriente é bastante comum, principalmente em pessoas com os seguintes fatores de risco:

Então, pessoas com um ou mais dos fatores de risco citados muitas vezes recebem a recomendação de utilizar suplementos de vitamina D, de forma a prevenir doenças ocasionadas pela sua deficiência.


EXAMES E VALORES DE REFERÊNCIA PARA VITAMINA D

comprimidos capsulas vitamina d

A medição dos níveis de vitamina D é feita através de uma amostra de sangue, sem a necessidade de jejum na maioria dos laboratórios.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, os valores de referência para exames de vitamina D são:

  • Menor do que 10 ng/mL: Deficiência grave;
  • Entre 10 e 20 ng/mL: Deficiência leve ou insuficiência;
  • Acima de 20 ng/mL: Nível desejável para população saudável (até 60 anos);
  • Entre 30 e 60 ng/mL: Nível desejável para grupos de risco;
  • Acima de 100 ng/mL: Risco de toxicidade.

Além disso, são considerados grupos de risco:

  • Idosos;
  • Mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
  • Pacientes com diagnóstico de raquitismo, osteomalácia ou osteoporose;
  • Pacientes com histórico de fraturas recorrentes ou sem explicação adequada;
  • Pessoas com hiperparatireoidismo;
  • Doenças inflamatórias e autoimunes;
  • Doença renal crônica;
  • Síndromes de má-absorção (clínicas ou pós-cirúrgicas).


NECESSIDADE DIÁRIA DE VITAMINA D

A necessidade diária de vitamina D varia de acordo com a idade do paciente, e são:

  • 0 a 1 ano de idade: 400UI;
  • 1 a 13 anos de idade: 600UI;
  • 14 a 18 anos de idade: 600UI;
  • 19 a 70 anos de idade: 600UI;
  • Acima de 71 anos de idade: 800UI;
  • Mulheres grávidas e em período de lactação: 600UI.


FONTES ALIMENTARES

vitamina d importancia

De forma geral, frutas, legumes e verduras não são considerados fontes de vitamina D, que, no entanto, pode ser encontrada em boas quantidades em alimentos como:

  • Peixes como salmão, atum, arenque e sardinha;
  • Gema de ovo;
  • Fígado bovino;
  • Camarão.

Além disso, o óleo de fígado de bacalhau, vendido em algumas farmácias, também é rico em vitamina D, e foi usado por muitos anos como medicamento para tratar e prevenir o raquitismo em crianças.


SUPLEMENTOS DE VITAMINA D – SÃO IMPORTANTES?

Apesar de já existir consenso sobre a importância de níveis sanguíneos adequados de vitamina D, a sua suplementação ainda é alvo de algumas controvérsias, principalmente no que se refere às doses e aos esquemas posológicos3.

Ainda assim, é possível encontrar diversos suplementos deste nutriente de diferentes marcas, formas farmacêuticas e doses. Ademais, a prescrição da suplementação é comum, uma vez que as consequências dessa deficiência vitamínica são conhecidas e bem embasadas por estudos.

Todavia, dois pontos principais da controvérsia envolvendo a suplementação da vitamina D é o uso indiscriminado e a prescrição de megadoses (acima de 50.000UI, de acordo com algumas fontes), sem a devida comprovação de sua eficácia e com risco aumentado de toxicidade.


TOXICIDADE POR VITAMINA D

Níveis sanguíneos de vitamina D acima de 100 ng/mL são considerados tóxicos, e podem trazer consequências graves para a saúde. Os seus sintomas se devem principalmente à hipercalcemia, devido ao aumento da absorção de cálcio no intestino4. São eles:

  • Confusão mental e outros sintomas neuropsiquiátricos;
  • Dor abdominal e constipação;
  • Náuseas e vômitos;
  • Arritmias;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Lesões renais.

Além disso, existe o risco de calcificação vascular, embora mais estudos sobre o assunto ainda precisem ser conduzidos.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. Lorenzo J, Boente R, Fojón MS. Déficit de vitamina D y obesidad. Endocrinología y Nutrición. 2012. V, 59. N. 6, P. 401-402.
  2. Deficiencia de vitamina D en los niños y su tratamiento: revisión del conocimiento y las recomendaciones actuales. Pediatrics. 2008. V.66.N.2.P.86-106.
  3. Galvão LO, Galvão MF, Reis CMS, Batista CMÁ, Casulari LA. Considerações atuais sobre a vitamina D. Brasília Med 2013;50(4):324-332.
  4. Lim K, Thadhani R. Toxicidade da Vitamina D. J. Bras. Nefrol. 2020. V.42, N.2, P.238-244.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Juliana Toma

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail