BLOCO DO RISO FROUXO, DOS DOUTORES DA ALEGRIA,
PERCORRE OITO HOSPITAIS PÚBLICOS DE SP EM SUA 4ª EDIÇÃO

Com tributo às grandes intérpretes do samba brasileiro, ‘besteirologistas’ levam
tradição do Carnaval aos pacientes, pais e profissionais de saúde da Capital

O Bloco do Riso Frouxo, da associação Doutores da Alegria, levará a folia de Momo pelo quarto ano consecutivo às crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde. Serão nove apresentações, sempre a partir das 10h, entre os dias 10 e 18 de fevereiro.

Os besteirologistas visitam o Instituto da Criança e o Hospital do M’Boi Mirim no dia 10 de fevereiro; o Hospital Santa Marcelina e o Hospital Geral do Grajaúno dia 11; o Instituto de Tratamento do Câncer Infantil – ITACI e o Hospital do Mandaqui no dia 12; o Hospital Universitário da USP e o Hospital Municipal do Campo Limpo no dia 13; e, por fim, retornam ao Hospital Santa Marcelina, no dia 18 de fevereiro.

Para este ano, o bloco – sob a supervisão do coordenador artístico David Tayiu – preparou um tributo às vozes femininas que fizeram história interpretando sambas e marchinhas em nosso Carnaval, entre elas Clara Nunes, Beth Carvalho, Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra, Chiquinha Gonzaga, Leci Brandão, Emilinha Borba e Carmen Miranda. Já os figurinos e adereços, criados especialmente para a ocasião, serão inspirados na Era das Vedetes e no Teatro de Revista.

Canções inesquecíveis que marcaram a carreira dessas intérpretes serão lembradas durante a passagem do bloco pelos corredores das unidades de saúde. A ideia também é ressaltar a presença crescente das mulheres em todas as áreas da saúde pública, desde as mães que lutam pelo restabelecimento dos filhos até as diretoras gerais dos hospitais.

“Acreditar na diversidade cultural e social é um passo fundamental para o desenvolvimento de um povo e, por isso, o Bloco do Riso Frouxo vai além das brincadeiras. Nosso trabalho de pesquisa visou resgatar músicas que já estão fora da mídia, mas são parte da nossa memória”, comenta o diretor artístico Ronaldo Aguiar.

Toda a ação é construída a partir da linguagem do palhaço, com base no improviso e no humor, potencializando as relações saudáveis e contribuindo com a inclusão sociocultural.

Dragões da Real

Em se tratando de Carnaval, vale ressaltar que o ano de 2020 é ainda mais especial para a associação, que será homenageada pela escola de samba Dragões da Real, atual vice-campeã do Grupo Especial de São Paulo. Com o enredo “A Revolução do Riso”, a agremiação da Vila Anastácio será a terceira a desfilar na sexta-feira de Carnaval, dia 21 de fevereiro. Além disso, a organização também celebrará o Carnaval nas outras duas cidades em que atua: nas ruas e hospitais do Recife, os blocos do Miolo Mole e do Miolinho Mole, fontes de inspiração para o Riso Frouxo, atingem, respectivamente, suas 17ª e 14ª edição; já os hospitais do Rio de Janeiro recebem a 8ª edição do Bloco da Seringa Solta.

DOUTORES DA ALEGRIA

Organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991, a associação transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e é reconhecida e premiada internacionalmente pelo impacto de suas ações. Em 2016, se reposiciona a partir de uma nova governança e uma nova tarefa institucional que reforça a cultura como um direito de todos. Com o Programa de Palhaços em Hospitais, já realizou mais de dois milhões de intervenções e hoje atua em oito hospitais de São Paulo e quatro em Recife. No Rio de Janeiro, com o projeto Plateias Hospitalares, desenvolve a curadoria de uma programação artística permanente e gratuita em sete hospitais, ampliando as relações entre arte e saúde. O trabalho é gratuito para os hospitais e mantido por doações de empresas e pessoas. Saiba mais em doutoresdaalegria.org.br e em facebook.com/doutores.
DOUTORES DA ALEGRIA
BLOCO DO RISO FROUXO 2019

DATAS E LOCAIS EM SP
10/2     Instituto da Criança (ICr) | Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 647 – Jardim Paulista.
              Hospital M’boi Mirim | Estrada do M’Boi Mirim, 5203 – Jardim Angela.
11/2     Hospital Santa Marcelina | R. Santa Marcelina, 177 – Itaquera.
Hospital Geral do Grajaú | R. Francisco Octávio Pacca, 180 – Pq. Nações Unidas.
12/2     Inst. de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci) | R. Galeno de Almeida, 148 – Pinheiros.
              Hospital do Mandaqui |R. Voluntários da Pátria, 4301 – Mandaqui.
13/2     Hospital Universitário | Av. Prof. Lineu Prestes, 2565 – Butantã.
Hospital Municipal do Campo Limpo | Estr. De Itapecerica, 1661 – Campo Limpo.
18/2     Hospital Santa Marcelina | R. Santa Marcelina, 177 – Itaquera.

COMENTÁRIOS:

Comente

Deixe aqui sua opinião...