Por mais cuidadosa e acurada que seja uma cirurgia ortopédica, para reparar um braço fraturado ou implantar uma prótese de joelho, por exemplo, a recuperação total do paciente depende de um trabalho posterior de fisioterapia. É por isso que mais de 3.000 ortopedistas e centenas de fisioterapeutas e graduandos de Fisioterapia estarão juntos num evento científico dia 15 de novembro, no Rio de Janeiro, para debater a visão multidisciplinar da Ortopedia.

O Simpósio Nacional de Fisioterapia, que estará inserido no 50º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia já está com as inscrições abertas no site do CBOT. Elas podem ser feitas com desconto até 31 de outubro e, segundo a presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT, Patrícia Moraes Barros Fucs, vai aproximar duas especialidades que se completam em benefício do paciente.

“Enquanto a cirurgia é quase sempre um tratamento pontual e que mantém o paciente internado por períodos cada vez mais curtos”, diz Patrícia Fucs, “é a fisioterapia que completará a recuperação e costuma ser mais demorada”.

É justamente para aproximar as especialidades complementares que a coordenação do Simpósio convidou especialistas renomados para apresentações como ‘Como tratar a síndrome do impacto do ombro’, ‘Evidências científicas no tratamento do cotovelo do tenista’, ‘Tratamento conservador e pós-operatório nas lesões meniscais’, ‘Retorno ao treinamento esportivo após reconstrução do ligamento cruzado anterior’ e ‘Características funcionais dos pacientes submetidos à artroscopia total do quadril’, entre outros temas.

O curso será coordenado por uma especialista da Santa Casa de São Paulo, Vera Lúcia dos Santos Alves, e outro do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia – INTO, do Rio de Janeiro, Palmiro Torrieri Júnior. Os fisioterapeutas inscritos ainda terão a oportunidade de visitar a grande exposição que vai reunir os produtores de material cirúrgico-hospitalar, os laboratórios de medicamentos, os fabricantes de órteses e aparelhos para a recuperação dos pacientes, além dos mais importantes fabricantes de equipamentos de diagnóstico por imagem.

Vários conferencistas já confirmaram sua participação ente os quais Rafael Barbosa, Felipe Reis, Diego Galace, Cláudio Cazarini, Leandro Fukusawa, Dângelo José de Andrade Alexandre, Vinicius Santos, Gustavo Leporace, Fábio Feitosa e Glauber Alvarenga.

 

SERVIÇO:

59º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia

Local: Centro de Convenções Riocentro, Rio de Janeiro/RJ

Datas: 15 a 17 de novembro de 2018

Informações: http://cbot2018.com.br/

COMENTÁRIOS:

Comente

Deixe aqui sua opinião...