Melhore seu desempenho no trabalho com uma alimentação saudável

comida saudavel

Ter uma alimentação saudável e balanceada traz diversos benefícios, inclusive no ambiente de trabalho, sendo possível melhorar seu desempenho a partir dos alimentos e hábitos certos.


Alimentação saudável e desempenho no trabalho

alimentacao saudavel desempenho

Fadiga, cansaço e indisposição, sensações muitas vezes associadas ao cotidiano de diversas pessoas, podem na verdade estar sendo causadas ou agravadas por hábitos cultivados no dia a dia, podendo até mesmo acarretar problemas sérios de saúde física e mental.

A falta ou o excesso de alguns nutrientes podem ter efeitos muito mais sérios e extensos do que às vezes imaginamos, e pode inclusive ser muito mais fácil corrigir certos problemas, como o desânimo e a falta de energia no trabalho, com algumas mudanças de hábitos.

Ingerir os nutrientes necessários para uma alimentação completa e balanceada pode ajudar e muito em processos cerebrais importantes como a concentração, o raciocínio e a memória, todos estes cruciais no desenvolvimento de atividades. 

Por exemplo, alguns alimentos, como alguns tipos de peixes, cereais integrais, ovos e frutas vermelhas, quando consumidos em proporções adequadas, podem ter um papel importante em uma alimentação que visa fortalecer a memória e outras atividades do nosso cérebro, além de fazerem bem para o nosso corpo como um todo, podendo ser grandes aliados quando pensamos em uma alimentação que nos ajude a manter um alto nível de energia e desempenho no trabalho.

Benefícios de uma alimentação saudávelExplicação
Níveis de energia aumentadosComer uma dieta balanceada com alimentos saudáveis pode fornecer ao corpo nutrientes essenciais e energia para funcionar adequadamente. Comer alimentos como grãos integrais, frutas, vegetais e proteínas magras pode ajudar a manter os níveis de energia altos ao longo do dia.
Melhora na saúde do coraçãoUma dieta rica em alimentos saudáveis pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol e melhorar a saúde geral do coração. Comer alimentos como peixe, nozes, feijão e folhas verdes escuras pode ajudar a diminuir o colesterol ruim, enquanto alimentos como aveia, abacate e frutas cítricas podem ajudar a aumentar o colesterol bom.
Perda de pesoComer alimentos saudáveis pode ajudar a reduzir a ingestão de calorias e promover a perda de peso. Comer uma variedade de alimentos ricos em nutrientes, como vegetais, frutas e proteínas magras, pode ajudar a reduzir os desejos e mantê-lo saciado por mais tempo, o que pode ajudar a reduzir o consumo geral de calorias.
Melhoria da saúde mentalComer uma dieta balanceada pode ajudar a melhorar o humor, reduzir o estresse e diminuir o risco de depressão e outros problemas de saúde mental. Comer alimentos ricos em vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais pode ajudar a melhorar a função cerebral e a saúde mental em geral.
Risco reduzido de doençasUma dieta rica em alimentos saudáveis pode ajudar a reduzir o risco de muitas doenças, como doenças cardíacas, diabetes e alguns tipos de câncer. Comer uma variedade de alimentos ricos em nutrientes, como frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras, pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas.
Sistema imunológico mais forteComer uma dieta equilibrada pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico e reduzir o risco de doenças. Comer alimentos ricos em vitaminas e minerais essenciais, como frutas, vegetais e proteínas magras, pode ajudar a manter um sistema imunológico saudável e prevenir doenças.
Melhor saúde digestivaComer uma dieta rica em fibras pode ajudar a promover uma melhor saúde digestiva. Comer alimentos como frutas, vegetais, grãos integrais e legumes pode ajudar a manter o sistema digestivo funcionando adequadamente, enquanto evitar alimentos processados e refinados pode ajudar a reduzir os problemas digestivos.

Alguns nutricionistas alegam que uma alimentação fracionada pode ser uma forma interessante e prática de conseguir mais energia durante o dia. Ou seja, ao invés de realizar apenas duas ou três grandes e pesadas refeições ao longo do dia, que fariam com o corpo precisasse despender muita energia para realizar a digestão, fazer refeições menores, mais leves e menos espaçadas entre si, pode ser uma alternativa para obter uma sensação de energia e bem-estar mais duradoura e constante.

Atualmente, até mesmo algumas empresas já se preocupam mais com a alimentação de seus funcionários, muitas vezes por entenderem que uma alimentação saudável traz uma mente e um corpo em funcionamento pleno, sendo um investimento não apenas na saúde e bem-estar das pessoas como no rendimento e resultados da própria empresa.


Mas o que seria uma alimentação saudável?

alimentacao balanceada

Uma alimentação considerada saudável é composta por alimentos que forneçam todas as vitaminas, nutrientes e minerais que o corpo precisa para funcionar de maneira plena, integral e com saúde.

O que muitas vezes é adotado a partir de uma alimentação colorida, com variedade de alimentos e equilibrado em suas proporções de macro e micronutrientes, os macronutrientes sendo os carboidratos, proteínas e lipídeos, e os micronutrientes sendo representados pelas vitaminas e pelos minerais.

Por mais que possamos dar dicas e incentivar uma alimentação mais natural e saudável, é sempre interessante ressaltar a importância do profissional nutricionista para quem deseja mudar de estilo de vida. Conseguindo assim seguir uma dieta realmente adequada para seu corpo, levando em consideração suas particularidades e sua rotina.

Além da alimentação, ingerir uma boa quantidade de água ao longo do dia também tem um papel importante na manutenção da nossa saúde e desempenho, uma vez que auxilia nas atividades do sistema nervoso, na manutenção da saúde dos órgãos vitais, na melhor absorção de nutrientes pelo organismo e proteção e hidratação das nossas células como um todo.

Sendo assim, e mantendo em mente a importância do equilíbrio e da totalidade da nossa alimentação, há alguns alimentos e grupos de nutrientes que podemos ressaltar como sendo importantes para um melhor desempenho em questão de concentração e esforços mentais, como por exemplo:

  • As vitaminas do complexo B, em especial a B12, também chamada cobalamina ou cianocobalamina, encontrada principalmente em carnes, derivados de leite e ovos, podendo também ser suplementada caso haja a necessidade;
  • Alimentos fonte de ômega 3, como alguns tipo de peixes, camarão, nozes, sementes de chia e linhaça, folhas verde-escuras e alguns tipos de óleos vegetais;
  • Carboidratos integrais, como a aveia em flocos e produtos como arroz, pães e massas integrais;
  • Chocolates com porcentagens de cacau acima de 70%;
  • Alimentos fonte de magnésio, como é o caso do abacate, algumas leguminosas, amêndoas, peixes gordurosos, espinafre e semente de abóbora;
  • Café, e chás com a presença de cafeína na composição.

Uma boa dica também, muito abordada por nutricionistas e profissionais da área, é a de não se manter por muitas horas sem se alimentar. Passar longos períodos sem comer pode acabar sendo um aliado da baixa produtividade e da sensação de cansaço e desânimo.

De maneira que, muitos profissionais da saúde recomendam que sejam feitas pequenas pausas de 3 em 3 horas para ingerir algum alimento saudável, como porções de frutas, castanhas e oleaginosas, iogurtes e entre outros exemplos.


A atividade Física como aliada de uma vida mais saudável e um melhor desempenho no trabalho

exercicio escritorio

Outro ponto que pode ajudar e muito na nossa saúde e atividades do dia a dia e de trabalho são os exercícios físicos, principalmente quando são aliados a uma alimentação balanceada e saudável. 

Alguns possíveis benefícios da prática regular de exercícios físicos são a redução dos níveis de estresse, uma maior capacidade de concentração mental, aumento da oxigenação do cérebro, uma maior sensação de disposição e a melhora da qualidade do sono, que por sua vez traz uma maior sensação de descanso para o corpo e para a mente.

Quando aliada a uma alimentação equilibrada e rica em alimentos saudáveis, e a uma boa ingestão de água, a prática de atividades físicas pode ajudar no nosso desempenho em funções do nosso dia a dia, podendo trazer uma maior disposição e ânimo até mesmo nas horas de trabalho.

Sendo assim, é muito importante pensarmos na nossa saúde de maneira integral, unindo uma alimentação saudável e equilibrada, com uma boa ingestão de água e a prática de atividades físicas de maneira regular, trazendo não apenas uma melhora para nossa saúde, mas aumentando nossa sensação de bem estar, vitalidade e disposição, e possivelmente nos tornando mais focados, animados e até mesmo melhorando nosso desempenho no trabalho.

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Juliana Toma

Dra. Juliana Toma

CRM-SP: 156490 / RQE: 65521.
Médica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Residência Médica em Dermatologia pela UNIFESP. Pós-Graduação em Dermatologia Oncológica pelo Instituto Sírio Libanês (SP).
Fellow em Tricologias, Discromias e Acne pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Pós-Graduação em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School – EUA (Principles and Practice of Clinical Research).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail