Celebra-se até o dia 7 de agosto a Campanha Mundial de Amamentação, cuidado que promove a união entre a mãe e o bebê, além de ajudá-lo no seu desenvolvimento cerebral e a proteger sua saúde.

No entanto, a amamentação é um momento que provoca inúmeras dúvidas nas mamães. Veja as principais questões e as respostas da fonoaudióloga Sandra Petit:

Qual é a importância da amamentação?

O leite materno fornece anticorpos da mãe para o bebê, de forma a protege-lo contra diarreia, infecções e doenças respiratórias. Além de auxiliar no desenvolvimento facial, da musculatura orofacial e de aprendizagem. A amamentação diminui o risco de asma, diabetes e obesidade, e ainda estabelece um vínculo importante entre a mãe e o filho.

Como saber se ele está preparado?

Existem bebês que não estão prontos para mamar. Isto é, o reflexo de sucção não se manifesta adequadamente, sendo necessária uma avaliação fonoaudiológica para verificar o que é preciso fazer para estimulá-lo a mamar adequadamente. A avaliação do frênulo lingual (o teste da linguinha) é muito importante para verificar se não existem limitações de movimento da língua na hora da sucção.

Qual é a posição adequada?

A mãe deverá colocar a barriga do filho voltada para a barriga dela e, então, apoiá-lo em seu braço, para que a cabeça fique bem posicionada, com alinhamento da cabeça, tronco e coluna.

Como estimular o bebê a abrir toda a boca?

Após ficar na posição adequada, a mãe deverá usar a mão oposta para estimular o bebê a abrir a boca e conseguir pegar toda a auréola, não apenas o bico.

Quais são os intervalos entre as mamadas?

Quando o bebê é recém-nascido, é preciso ficar atento ao tempo de intervalo entre as mamadas, que não deve ultrapassar 3 horas. Ele deve mamar na hora que quiser, o que chamamos de “livre demanda do bebê”. Se ele mama pouco ou logo dorme, a mãe deve despertá-lo, mexendo em seu corpinho e o estimulando a manter uma mamada mais longa, para que fique saciado e durma tranquilo.

Qual é o sinal de que o bebê está satisfeito?

O sinal de que o bebê já está satisfeito é quando ele solta o bico sozinho.

COMENTÁRIOS:

Comente

Deixe aqui sua opinião...