No inverno, muitas pessoas costumam deixar a atividade física de lado de forma a manter o corpo mais retraído e com elevado consumo de alimentos calóricos. Mas, entre as gestantes, é imensamente importante ter coragem e mexer-se, para manter a gravidez saudável, engordar menos e evitar incômodos.

A fisioterapeuta Vanessa Marques afirma que “quando parada, a grávida aumenta ainda mais as dores nas costas, que já são comuns por causa do peso da barriga e da mudança de postura. A circulação também fica prejudicada, favorecendo os inchaços, principalmente das mãos e dos pés. Sem falar no risco de engordar, já que, além de ingerir comidas mais calóricas, ainda não se queima essas calorias adicionais”.

Mas também vale lembrar que a gravidez deve ser um período agradável para a mulher, e não de sacrifícios. Por isso, ela dá dicas simples, que podem evitar todos esses problemas sem muito esforço.

Alongamentos:
·      Rotação dos ombros para trás, cinco vezes;
·     Girar a cabeça para a direita e para a esquerda, procurando encostar as orelhas nos ombros; depois pra frente, encostando o queixo no peito, cinco vezes cada movimento;
·      Esticar o braço e fazer rotação com os punhos. Cinco vezes para o lado direito e cinco vezes x para o lado esquerdo.

Atividades Aeróbicas (sempre com autorização do obstetra):
·      Caminhadas leves;
·      Hidroginástica;
·      Atividades funcionais.

Postura:
Sentar e levantar corretamente, além de procurar não ficar com o corpo retraído, que é a tendência devido o frio. Quando estiver deitada evitar dar o impulso com o corpo de frente, e sim, girar o tronco para o lado, colocar os pés para fora da cama e apoiar os braços e, só depois então, levantar.

Exercício respiratório:
O simples ato de puxar o ar pelo nariz e soltar tranquilamente pela boca já vai facilitar as trocas gasosas. Ou seja, respira tranquilamente.
Com essas dicas de Vanessa, a gestante com certeza vai atravessar as estações frias com conforto e ter uma gravidez bem mais saudável.

COMENTÁRIOS:

Comente

Deixe aqui sua opinião...