Muitos estão sofrendo consequências com a crise e precisam de uma ajudinha para organizar as finanças e conseguir controlar as dívidas. Então, nós iremos dar algumas dicas simples que farão toda a diferença na sua vida.

1° Tenha consciência da sua condição

Vamos fazer um exercício agora. Pegue uma folha de papel e anote todos os gastos realizados este mês. Tem que colocar mercado, papelaria, jornaleiro, farmácia, contas (água, luz, telefone, celular, cartão…), roupas, etc. Coloque tudo. Depois, analise quais são os itens essenciais, como mercado e contas mensais. Estes itens serão o seu custo, aquilo que você precisa para viver. O restante serão as despesas.

Nos próximos meses, foque em reduzir as despesas e pagar apenas o que é necessário.

2° Poupança

Aproveitando que sobrará uma quantia todo mês após a implementação da primeira dica, abra uma poupança. Coloque mensalmente x reais até que tenha o suficiente para viver 6 meses. Caso alguém da família perca o emprego, haverá uma quantia suficiente para pagar as contas por meio ano.

3° “Ninguém fica rico trabalhando”

Todos já ouviram esta frase  e pode soar estranho, mas conforme o salário vai aumentando o padrão de vida também vai acompanhando este crescimento, de forma a sempre ter custos que consomem grande parte do salário.

Por isso, é preciso pensar em uma renda extra. Faça daquilo que sabe uma fonte de renda. Por exemplo, doces; conserto de equipamentos eletrônicos; criação de sites; preparação de festas etc.

4° Organização

Adote uma data mensal para a faxina das contas e veja o que dá para cortar ou diminuir.

5° Pagamento

Sempre prefira pagar à vista e negocie o preço. Vale visitar várias lojas e conversar com os vendedores ou gerentes até chegar a um preço que caiba no seu bolso, sem a necessidade de ser à prazo.

6° Pense a longo prazo

- Reflita sobre você mesmo, permita se conhecer melhor.

- Organize-se.

- Tenha objetivos.

A partir deste diagnóstico sobre seus hábitos e a sua vida, realize mudanças.

7° Pecado mortal

Não vá ao mercado todos os dias! Semanalmente, prepare uma lista de produtos essenciais para os próximos sete dias e não compre nada além daquilo.

8° Faça planos

- Curto prazo: pagar as contas atrasadas; fazer um curso rápido; comprar uma roupa.

- Médio prazo: realizar uma viagem.

- Longo prazo: comprar uma casa ou um carro; abrir o próprio negócio.

Guarde dinheiro para os três objetivos, realize seus sonhos e tenha finanças equilibradas.

 

COMENTÁRIOS:

Comente

Deixe aqui sua opinião...