O verão é a estação ideal para quem deseja pegar uma cor, realizar atividades físicas ao ar livre e viajar para a praia. No entanto, o calor e o sol forte pode prejudicar a pele, caso esta não seja preparada e bem cuidada.

A dermatologista Dra. Samantha Enande sugere alguns cuidados para manter-se saudável durante todo o verão.

  • Quem possui pele oleosa deve usar sabonetes líquidos ou em espuma com ativos que controlam a oleosidade. Higienize todo o corpo, principalmente o rosto, peito e costas.

icone_blog Importante: Com o calor, é comum tomar diversos banhos durante o dia. Mas não é indicado limpar a pele mais de três vezes por dia, pois, desta forma, é mais fácil aumentar a produção do sebo, que eleva, por sua vez, a oleosidade.

  • Já para quem tem a pele ressecada, o indicado é usar muito hidratante corporal.
  • O clima úmido (chuva, praia, piscina, suor…) é ideal para o surgimento de micoses. Por isso, é importante secar bem as dobras, principalmente entre os dedos e a virilha. Andar descalço em áreas públicas também não é indicado. Use uma toalha para secar os pés ou um talco específico para calçados.
  • É sempre bom lembrar de evitar a exposição ao sol entre às 10h e às 16h e não esquecer de aplicar sempre que necessário o filtro solar (FPS 30 a 60).
  • Com o calor, a transpiração se torna mais intensa e, por isso, a perda de líquido é maior. Então, é indispensável beber bastante água.
  • Quem vai para a praia sabe bem como o cabelo fica ressecado e queimado do sol, por isso, é importante usar chapéus ou bonés e aplicar filtro solar específico para o cabelo. Após o banho de mar ou piscina, é importante lavar a cabeça e o corpo com água limpa, para retirar o cloro e o sal.
  • Esta dica é para quem deseja ficar com a pele da cor do pecado! A pele leva 48 a 72 horas para liberar a melanina, pigmento que dá cor à pele. Ou seja, não adianta querer se bronzear em um único dia. Ficar muito tempo no sol não acelera o processo, mas, sim, causa danos à saúde.

Siga as dicas e tenha um verão mais saudável.

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