A depressão durante o segundo trimestre da gestação pode fazer com que a mulher fique mais tempo sentada. Este comportamento sedentário pode ter grande influência no aumento de peso e na diabetes gestacional.

Estas causas podem estar relacionadas com a falta de informação sobre atividades físicas durante a gravidez, apesar de haver um consenso geral de que algum exercício físico deve ser realizado.

Na pesquisa realizada na Universidade de Warwick, no Reino Unido, 1263 mulheres grávidas responderam a questionários sobre atividade física e bem-estar emocional geral. As questões foram respondidas no primeiro e no segundo trimestre da gestação, para depois serem comparadas.

Após verificarem o IMC de cada voluntária, o status socioeconômico e a idade, os pesquisadores notaram que as mulheres que sofreram sintomas de depressão eram mais propensas a gastar mais tempo paradas.

Além disso, o estudo também descobriu que as mulheres que eram mais sedentárias ganhavam mais peso entre o primeiro e o segundo trimestre e apresentavam elevados índices de glicose no sangue durante a 28ª semana.

Os resultados mostraram aos pesquisadores que é importante trabalhar a saúde mental das grávidas e cuidar do bem-estar, para que estas não sofram com o sedentarismo e tenham a saúde deteriorada.

COMENTÁRIOS:

Comente

Deixe aqui sua opinião...