Publicação do The American Journal of Clinical Nutrition indica que o uso de mídias digitais tem relação com a qualidade dos alimentos consumidos por crianças e adolescentes.

Pesquisa realizada com mais de 8 mil crianças com idade entre 9 e 15 anos mostrou que há relação entre o tempo de utilização de mídias eletrônicas, como televisão e computador, e o alto consumo de bebidas açucaradas, alimentos processados e doces.

O contato que as crianças têm com propagandas de alimentos com baixo valor nutricional é muito alto e isto pode provocar o aumento do consumo de fast food e outras comidas nada saudáveis.

Além disso, muitas crianças e adolescentes não praticam esportes ou qualquer atividade que exija movimento do corpo. Por todos estes motivos, o Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), apresenta cerca de um terço de crianças de 5 a 9 anos com sobrepeso ou obesidade.

Para alertar sobre este dado preocupante, o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade é celebrado hoje e busca ajudar a sociedade a compreender o que é a obesidade, como evita-la e trata-la.

Dúvidas sobre a obesidade:

Como saber se meu filho está obeso?

É possível descobrir o sobrepeso e a obesidade por meio do seguinte cálculo:

IMC=peso (kg) / altura (m) x altura (m)

Menor que 18,5 Abaixo do peso

Entre 18,5 e 24,9 – Peso normal

Entre 25 e 29,9 – Sobrepeso

Igual ou acima de 30 – Obesidade

O que fazer caso o meu filho esteja com sobrepeso ou obeso?

No início, é preciso mudar a alimentação e começar a praticar atividades físicas, mas, para isso, é necessário consultar um nutricionista e um educador físico. Em alguns casos, a obesidade também pode ocorrer por causas emocionais e a ajuda de um psicólogo é necessária.

Quando a obesidade já está no nível mórbido, um médico precisa ser consultado, pois será ele que dirá se é preciso medicamento ou cirurgia.

Como evitá-la?

Praticar atividades físicas regularmente, pelo menos 3 vezes por semana, e manter uma alimentação balanceada em qualquer fase da vida.

Cuide bem da sua saúde e a de sua família. Pratique hábitos saudáveis.

COMENTÁRIOS:

Comentários

Uma Resposta para “Dia Nacional de Prevenção da Obesidade”
  1. Evando disse:

    Nos dias de hoje precisamos de novas tecnologias para nos alimentarmos melhor.

Comente

Deixe aqui sua opinião...