O número de pessoas com miopia dobrou nos últimos anos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A razão para este aumento pode estar relacionada com o uso excessivo de celular e tablets. Com este dado alarmante, cientistas começaram a buscar soluções para reverter este quadro.

Procurando diminuir a incidência de miopia entre as crianças, pesquisadores chineses realizaram testes para verificar se ficar um tempo ao ar livre pode trazer benefícios para a visão.

Para isso, 12 escolas foram divididas em dois grupos: metade levava os alunos para brincar fora e a outra metade mantinha a rotina de estudos dentro da sala de aula. Além disso, os pais de todas as crianças receberam a recomendação de levar seus filhos para brincarem ao ar livre nos finais de semana.

Após três anos, todas as crianças passaram por testes para identificar se havia sinais de miopia. No início da experiência, menos de 2% apresentava o problema de visão. Depois dela, notou-se que 30% das crianças que ficaram ao ar livre apresentaram miopia, enquanto 40% das que continuaram nas salas de aula sofrem do problema.

Para a pesquisa, foi considerado míope aquele com grau maior ou igual a 0,5 graus.

A conclusão dos pesquisadores é que ficar, pelo menos 40 minutos, ao ar livre por dia permite um atraso no desenvolvimento de miopia em crianças pequenas.

COMENTÁRIOS:

Comente

Deixe aqui sua opinião...