Ocultar

Cientistas identificam reincidência do câncer por meio do exame de sangue


Cientistas do Institute of Cancer Research descobriram que é possível identificar a reincidência do câncer por meio do exame de sangue. A pesquisa ainda está em fase experimental.

Segundo matéria publicada pela BBC, os estudiosos encontraram traços de câncer de mama em um grupo de mulheres cerca de oito meses antes do provável período que seria identificado. Isto permite que o tratamento seja realizado bem mais cedo e aumente a chance de sobrevida do paciente.

A pesquisa acompanhou 55 mulheres que já tiveram câncer, onde 15 tiveram novamente um tumor e 12 descobriram estarem novamente com um tumor por meio do novo teste.

Este novo teste analisa o DNA que sofreu mutação do tumor, a partir do exame de sangue. Após isso, traços da mutação são rastreados no sangue. Apesar do exame de sangue ser barato, a investigação do DNA de um tumor é bem caro.

Os cientistas afirmam que esta descoberta pode ajudar nos tratamentos e até mesmo na busca pela cura do câncer, no entanto, levará anos para esse exame ficar disponível para o público.

A volta do tumor pode acontecer graças a uma cirurgia que não consegue tirar todo o tumor ou que já está espalhado por outras partes do corpo.


Comente

Deixe aqui sua opinião...