Ontem, teve início a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que irá até o dia 7 (sexta-feira). A Campanha deste ano visa alertar as empresas para a importância da amamentação, para que exista uma sensibilização e flexibilidade para a mulher que é mãe e trabalha fora de casa.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, 34% das mães de bebês menores de um ano e que trabalham fora de casa não amamentam mais o filho. Já entre as mães que trabalham em casa o índice cai para 19%.

O leite materno é benéfico à saúde da criança, pois:

  • É capaz de reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em menores de 5 anos;
  • Possui anticorpos que previnem doenças;
  • Reduz os índices de obesidade infantil, de infecções digestivas e respiratórias e de alergias alimentares.

A amamentação, ao prevenir diversas enfermidades, faz com que a mãe falte menos ao trabalho uma vez que o filho adoece menos.

icone_blog Retorno ao Trabalho

Para que a amamentação siga, pelo menos, até o 6° mês de vida do bebê, a legislação (Artigo 396 da CLT) prevê que as funcionárias realizem pausas para amamentar ou retirar o leite para o filho. Devem haver duas pausas, que não devem ser confundidas com intervalos ou horário de almoço. A empresa e a funcionária devem combinar dois horários, por exemplo, chegar meia hora depois e sair meia hora antes do horário de trabalho.

icone_blog Estímulo do MS e da Anvisa

Para ajudar as mães que trabalham fora de casa, o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançaram em 2010 uma nota técnica com orientações para as empresas instalarem salas de apoio à amamentação. O local deve ser espaçoso, quieto e confortável, com um local próprio para o armazenamento dos frascos com leite, para a mãe poder levar para casa e dar ao seu filho.

COMENTÁRIOS:

Comentários

Uma Resposta para “Campanha do aleitamento materno foca nas mães que trabalham fora de casa”
  1. Bennet disse:

    Ótimo post.
    A maioria das mulheres hoje têm negligenciado a importância do aleitamento materno.
    Muitas doenças da infância são evitados, se a amamentação é realizado adequadamente.

Comente

Deixe aqui sua opinião...