A osteoporose é uma doença que atinge principalmente as mulheres mais velhas. Ela não tem cura, no entanto, o pilates ajuda no combate dos sintomas dolorosos e previne o avanço da doença.

“Os principais fatores de risco da osteoporose são o sedentarismo, o tabagismo, a genética, a falta de cálcio e a deficiência hormonal. Por isso, a prática do Pilates é recomendada mesmo antes da terceira idade, agindo de forma mais efetiva na prevenção. Os exercícios equilibram os músculos e melhoram o posicionamento corporal, além de contribuir para a oxigenação e aliviar a ansiedade e o estresse”, explica a fisioterapeuta e instrutora de pilates do Fit Body Pilates Spa & Estética, Barbara Farias.
O Pilates utiliza equipamentos especializados e exercícios específicos para tonificar e fortalecer o corpo. Esse método é indicado como parte de um programa para aumentar a densidade óssea ou prevenir a perda óssea

Saiba quais são os outros benefícios desta atividade física:

  • Aumentar a flexibilidade, executando movimentos mais fluidos que proporcionem maior agilidade, fundamental para cada atividade diária sem provocar fadiga.
  • Equilibrar os grupos musculares antagonistas e melhorar o posicionamento corporal através de exercícios de alongamentos leves.
  • Ganhar a amplitude de movimentos, melhorando a função articular e liberando estruturas rígidas.
  • Proporcionar um melhor alinhamento postural mediante o ganho de equilíbrio muscular para prevenir lesões ou evitar padrões de movimentos incorretos.
  • Realizar trabalhos musculares controlados com o intuito de melhorar a nutrição, a oxigenação dos músculos e a qualidade de sua função.
  • Possibilitar a reeducação postural que permita incorporar hábitos de vida saudáveis, diminuindo os fatores de risco que podem levar a lesões.
  • Acrescentar a rotina diária uma atividade recreativa diferente, fazendo com que a mente se encontre mais relaxada, gerando uma diminuição da ansiedade e do nervosismo provocados pelo estresse e pelas tensões do dia a dia.

COMENTÁRIOS:

Comente

Deixe aqui sua opinião...