Todos conhecem as simpatias de Ano Novo: comer lentilha, guardar as sementes da romã e da uva, alimentar-se com a carne dos animais que andam para frente, entre outros. O que poucos sabem é o quanto esses alimentos fazem bem à saúde. A nutricionista da Victory Consulting apresenta todos os benefícios.

Lentilha

Leguminosa pouco calórica e com propriedades nutricionais importantes:

Rica em fibras solúveis – ajuda a controlar o colesterol “ruim” e diminui risco de desenvolver problemas cardiovasculares;

Rica em fibras insolúveis – combate o intestino preso e outros problemas digestivos, como diverticulite, e ajuda a manter a digestão e liberação mais lenta do açúcar no sangue, evitando picos glicêmicos, muito útil em quem sofre com diabetes, resistência a insulina e até hipoglicemia;

Rica em magnésio – melhora o aporte de oxigênio e nutrientes através do corpo.

Romã e Uva

São ricas em vitaminas e minerais. A uva é fonte de vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais, como ferro, cálcio e potássio. Já a romã possui vitaminas A, E e ácido fólico.

As duas frutas são antioxidantes, ou seja, combatem os radicais livres e são anticancerígenas. Além disso, a romã é anti-inflamatória.  A uva rosada possui uma substância chamada resveratrol, que é cardioprotetora.

Com tantos benefícios, elas devem ser consumidas o ano inteiro e não somente nas festas de fim de ano.

Carne de Porco

A carne suína possui composição nutricional bem semelhante à carne vermelha. Fonte de proteína, vitaminas e minerais, como ferro, potássio, cálcio, fósforo, vitaminas do complexo B, etc.

O teor de gordura vai depender do corte, por exemplo, lombo e pernil apresentam baixo teor de gordura. Possui mais gordura insaturada do que saturada, o que a torna mais saudável. A quantidade de colesterol é aproximadamente igual ao das aves e carnes vermelha.

Atualmente, a chance de qualquer contaminação pela carne de porco é muito pequena, uma vez que a inspeção sanitária é rigorosa. Por isso, é importante conhecer a sua procedência, da mesma forma que os outros tipos de carne.

COMENTÁRIOS:

Comente

Deixe aqui sua opinião...