Um artigo publicado no Archives of Sexual Behavior revela que os homens tendem mais a prestar atenção e ser mais prestativo às mulheres que usam sapatos com salto alto do que as que usam sapatilhas ou rasteirinhas.

O autor do estudo, Nicolas Guéguen, da Universidade de Bretagne-Sud, na França, notou que pesquisas passadas mostram que a aparência das mulheres, incluindo o corpo e o estilo da roupa, pode influenciar o comportamento masculino.

Mas ele diz que apenas um estudo foi voltado para a relação entre o tamanho do salto e as atitudes masculinas.

O estudo consistiu em quatro experimentos, onde o comportamento masculino foi analisado:

  • Respostas de 90 homens para questões básicas. As perguntas foram realizadas por duas mulheres, uma com salto e outra sem;
  • Questões sobre hábitos alimentares também foram realizadas, da mesma forma como a anterior, mas 180 mulheres também participaram desta etapa;
  • Em uma situação do cotidiano, duas mulheres tropeçam na rua (em situações separadas), uma com salto outra sem. Verificou-se quem era mais ajudada e por quem (homens ou mulheres);
  • Em um bar, analisou-se quem era mais paquerada, a com salto ou sem.

Resultados do estudo revelam que nos primeiros três experimentos os homens são mais propensos a ajudar as mulheres que usam salto alto. No quarto caso, os homens eram mais rápidos a se aproximar da mulher que usava salto.

Baseando-se nas suas descobertas, Guéguen acredita que a mulher com salto alto exerce um poder que afeta o comportamento dos homens e como eles interagem com o sexo oposto.

 O pesquisador explica que associa-se o salto alto com sexualidade. Além disso, a forma como a mulher caminha muda quando ela usa salto, o que pode atrair mais a atenção masculina.

Guéguen afirma que são hipóteses, no entanto, mais pesquisas estão a chegar para confirmar a forma de agir dos homens perante a uma mulher com salto alto.

COMENTÁRIOS:

Comente

Deixe aqui sua opinião...