O casamento é a passagem para uma nova fase da vida, cheia de desafios, alegrias, surpresas e muito amor. Uma das razões que torna a ideia de juntar as escovas de dente boa, é a garantia de benefícios para a saúde.

Tanto os homens quanto as mulheres criam hábitos saudáveis durante o matrimônio, se alimentam melhor e realizam mais exames médicos, muitas vezes por pressão do cônjuge. Além disso, os casados são mais felizes e otimistas, graças ao amor. Todos esses diferenciais os ajudam a encarar eventuais problemas de saúde que podem ocorrer ao longo da vida.

De acordo com os estudos realizados pela Universidade de Emory, nos Estados Unidos, os solteiros possuem três vezes menos chances de sobreviver por, pelo menos, mais três meses após uma cirurgia cardíaca.

Em outra pesquisa, desta vez realizada por estudiosos da Universidade de Oxford, notou-se que as mulheres casadas correm um risco 28% menor de morrer por conta de um infarto.

Esses benefícios são consequências do amor. Caso este sentimento esteja um pouco enfraquecido no relacionamento, os cientistas já possuem as soluções. Um delas, bem fácil e romântica, é escrever cartas para o ser amado. A Universidade de Northwestern pediu que casais escrevessem sobre o relacionamento durante um período determinado. Não havia a necessidade de compartilhar, mas era importante descrever as sensações e os sentimentos. Após um tempo, os casais que mantiveram essa prática estavam mais felizes, apaixonados e com um desejo sexual maior do que os que deixaram de escrever.

A outra solução é dormir de conchinha. Os pesquisadores da Universidade Pittsburgh mostraram que esta posição diminui o nível de cortisol no sangue, hormônio do estresse, e estimula a ocitocina, que combate a inflamação e ajuda a funcionar melhor o sistema digestivo.

Apenas morar junto pode não ser tão benéfico quanto o casamento em papel passado. Um estudo feito pela Universidade de Virginia apontou que os casais “juntados” não confiam tanto um no outro quanto os casados. De acordo com os pesquisadores, não casar significa manter um pouco de distância emocional.

COMENTÁRIOS:

Comente

Deixe aqui sua opinião...