Na última quarta-feira (2), a vice-presidente de operações do Facebook, Sheryl Sandberg, pediu desculpas pelo experimento “secreto” feito com usuários da rede social.

A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 18 de janeiro de 2012, com 689.000 usuários de língua inglesa (selecionados aleatoriamente). A experiência consistia em dividir estas pessoas em dois grupos, um teria em seu feed de notícias apenas publicações positivas e o outro apenas posts negativos. O objetivo era verificar a influência que as postagens tem na vida e no humor dos usuários.

Verificou-se que há um contágio emocional, de forma que as emoções demonstradas por terceiros influenciam na opinião das pessoas.

Pode ser que este resultado não seja chocante, afinal, quem usa redes sociais sabe quais são as sensações sentidas ao ver post de amigo que está viajando, outro que irá casar e por aí vai.

Para criticar esta “manipulação” sentimental e a necessidade em estar sempre feliz e ter uma vida social ativa, o norueguês Shaun Higton fez um curta-metragem que tornou-se popular, ironicamente, no Facebok.

Assista a seguir:

COMENTÁRIOS:

Comente

Deixe aqui sua opinião...