Importância do Check-up médico 

exame checkup medico

Check-up médico consiste na realização de diversos exames clínicos, laboratoriais e de imagem, para avaliar o estado de saúde do indivíduo, podendo diagnosticar precocemente a presença de alguma enfermidade[1]Maulana AE, Pradana HG. Regular medical checkup behaviour: preventing is better than curing. Asia Pacific Journal of Marketing and Logistics. 2018 Apr 9..

Para ser feito essa avaliação, é necessário que o médico solicite exames de rotina, específicos para cada pessoa, de acordo com a idade, sexo, e histórico familiar. Assim, a importância do check-up médico é bem definida.

Muitos problemas, quando descobertos precocemente, os índices de cura são mais elevados, além de evitar a necessidade de tratamentos mais complexos. Especialistas recomendam que, independentemente da idade, realizar exames com frequência, irá prevenir diversos tipos de danos à saúde. 

Pessoas que fazem parte de um grupo de risco, ou seja, sedentários, obesos, fumantes, hipertensos e diabéticos, estão mais propensos a desenvolver outros problemas, portanto à atenção deverá ser dobrada. 


Quais exames são solicitados para o check-up médico? 

importancia checkup cardiologico

Para realizar exames de rotina, uma consulta médica deverá ser agendada, pode ser com um clínico geral, onde será feito uma anamnese, colhendo dados do paciente e seu histórico familiar. Logo após, será solicitado alguns exames para melhor avaliação, entre eles podemos destacar alguns mais importantes. 


Hemograma completo 

É um exame de sangue, o qual é solicitado para saber como está a saúde geral do paciente. Muito utilizado para descobrir alguns distúrbios, principalmente anemia, doenças autoimunes e leucemia. 

O Hemograma foi introduzido na prática e nos check-up médico em 1925, através de alguns critérios criados pelo médico farmacêutico V. Schilling, porém seus valores de referência foram estabelecidos somente em 1960. 

A coleta de sangue é feita por um profissional de saúde, o paciente deverá estar em jejum de 4 horas, para não haver alteração da composição sanguínea, é um procedimento simples. 

O exame irá dosar os níveis de glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos), e plaquetas. Essas são as células que estão presentes no sangue, onde as hemácias são responsáveis pelo transporte de oxigênio pelo organismo, os leucócitos são responsáveis pelo sistema de defesa, e as plaquetas são produzidas na medula óssea e são responsáveis pela coagulação sanguínea. 

O resultado será com valores de referências de acordo com a idade do paciente, muitos laboratórios disponibilizam esses valores, o médico irá compara-los e saber identificar se deu algum tipo de alteração. 

O exame será avaliado em três etapas, a primeira é o eritrograma, a qual será analisado os valores de glóbulos vermelhos, podendo ser avaliado os seguintes itens: 

  • Hemácias: Valores baixos indicam anemia normocítica, valores altos podem indicar policetemia.
  • Hemoglobina: É responsável por pigmentar o sangue e fazer o transporte de oxigênio pelo corpo. Quando seus valores estão baixos, pode causa palidez e falta de oxigênio nos órgãos.
  • Hematócrito: É a porcentagem de sangue ocupado pelas hemácias, seu aumento indica uma policitemia, e seus valores baixos indicam anemia.
  • VCM: Seus valores facilitam o diagnóstico de anemia, analisando o tamanho das hemácias. 
  • HCM: Também auxilia no diagnóstico de anemia, pois verifica o peso da hemoglobina dentro das hemácias.
  • CHCM: Indica o nível de concentração da hemoglobina dentro das hemácias.
  • RDW: Avalia a diferença de tamanho entre as hemácias, seu valor elevado pode significar carência de ferro. 

A segunda etapa de avaliação é o leucograma, que representam os valores de glóbulos brancos, sendo verificado os seguintes itens: 

  • Leucócitos: Seus valores elevados representam uma infecção, denominado de leucocitose, e níveis extremamente altos indicam leucemia. Valores baixos indicam leucopenia, depressão da medula óssea, geralmente causada por alguma infecção viral ou reações tóxicas.
  • Basófilos: É encontrado em 1% de pacientes saudáveis, seus valores elevados podem indicar processos alérgicos.
  • Eosinófilos: Valores elevados indicam processos alérgicos.
  • Neutrófilos: É encontrada em indivíduos adultos, valores elevados podem indicar infecção bacteriana ou viral.
  • Linfócitos: Encontrado principalmente em crianças, caso apareça em adultos, poderá indicar infecção viral grave. Essas células podem ser afetadas pelo HIV, devido a isso a Aids causa a imunossupressão. 
  • Monócitos: Valores elevados indicam infecção viral, e pacientes que fazem quimioterapia pode aumentar o valor.

A terceira etapa de avaliação são as plaquetas, as quais são fragmentos de células responsáveis pela coagulação.

Quando ocorre lesão em algum tecido, as plaquetas agrupam-se no local da lesão, permitindo que o ferimento pare de sangrar, funcionando como um tampão. Quando seus valores estão baixos, indicam trombocitopenia, é grave e representa risco de morte, e seus valores altos são chamados de trombocitose.


Colesterol total 

importancia prevencao saude

O exame de colesterol faz parte do check-up médico, pois é um dos grandes vilões que impedem a pessoa de ter uma boa qualidade de vida e saúde. 

O colesterol é uma gordura presente na membrana celular, o qual é fundamental para o funcionamento do nosso organismo. Está presente no fígado, coração, intestino, pele, cérebro, nervos e músculos. No fígado é produzido cerca de 70% de todo colesterol, os outros 30% é resultado do que comemos, além disso, ele é responsável para originar alguns hormônios como vitamina D, cortisol, estrógeno, testosterona e ácidos biliares. 

Existem três tipos de colesterol, eles são: 

  • Colesterol LDL: Conhecido popularmente como “colesterol ruim”, é uma lipoproteína de baixa intensidade. Esse tipo acumula nas paredes das artérias sanguíneas, e seus níveis elevados podem causar doenças coronarianas.
  • Colesterol HDL: Conhecido popularmente como “colesterol bom”, é uma lipoproteína de alta intensidade. Sua função é extrair o colesterol LDL e leva-lo para o fígado, onde será quebrado, e excretado.
  • Colesterol VLDL: É uma lipoproteína de muito baixa intensidade, sua principal função é transportar os triglicerídeos para a corrente sanguínea.

O exame mostra os níveis de colesterol e triglicerídeos na corrente sanguínea, onde sua alteração pode indicar problemas de saúde graves. 


Glicemia 

É o exame que mede a taxa de glicose (açúcar) no sangue, e para ser colhido, o indivíduo precisa estar em jejum de 8 horas. É usado para detectar doenças como hipoglicemia, níveis baixos de glicose, hiperglicemia e diabetes, são níveis elevados. 


Eletrocardiograma 

medicina importancia medico

Exame para avaliar o ritmo dos batimentos cardíacos em repouso, de forma simples, e rotineiro. Seu principal objetivo é avaliar se há falha na condução elétrica do coração, descobrir se os músculos cardíacos estão trabalhando de maneira correta. É utilizado para detectar arritmias cardíacas, taquicardia e bradicardia, apontando possíveis sintomas que serão confirmados com outros exames. 

Para realizar o exame, o paciente deita em uma maca, é espalhado diversos eletrodos em seu corpo, é captado uma oscilação a qual é conduzida para o eletrocardiógrafo, e o resultado é impresso em um papel. 


Fezes e urina 

O exame de urina, possui o objetivo de detectar problemas nos rins, trato urinário, e alguns problemas sistêmicos como anemia e diabetes. O exame de fezes, possui o objetivo de investigar problemas intestinais, se possui sangue oculto, e detecta lombrigas ou outros tipos de parasitas. 

Para realizar o exame, a pessoa irá urinar e defecar em um pote esterilizado, e deverá ser entregue ao laboratório o mais rápido possível para não interferir a avaliação. A urina deverá ser colhida a primeira do dia, o indivíduo descarta o primeiro jato e o restante é usado para realizar o exame. 


Exame da tireoide 

A tireoide é uma glândula, localizada no pescoço, e possui a função de regular órgão como coração, cérebro, fígado e rins. Ela produz dois hormônios, os quais são extremamente importantes para o funcionamento do organismo, o T3 e T4 (tiroxina). 

A tireoide é controlada por uma glândula localizada no cérebro, a hipófise, a qual produz um hormônio chamado TSH, estimulante da tireoide e ativa as células produtoras de T4. 

O exame é feito através da coleta de sangue, onde se for constatado que os níveis de TSH, se estiver aumentado e os níveis de T4 baixo, indica que a pessoa possui hipotireoidismo, uma queda na produção desses hormônios. Quando os níveis de T3 e T4 estão elevados, indica hipertireoidismo. 


Raio-X do tórax 

Um dos exames mais solicitados, pois diversos problemas de saúde podem ser detectados precocemente, além de avaliar estruturas presentes na região, como coração, pulmão e costelas

Para realizar o exame, o paciente deverá estar despido e sem objetos que podem atrapalhar, será feito várias incidências, em diferentes posições. 


Ultrassonografia de abdome total 

O exame é importante para detectar se há presença de diversos tipos de doenças, como tumores, cistos, cálculos na vesícula e rins, esteatose hepática, e placas de ateroma na aorta. 

Para o preparo do exame, o paciente deverá ingerir medicação para evitar gases intestinais, estar com a bexiga cheia, e fazer jejum de seis horas. 


Teste Ergométrico 

O exame irá analisar o funcionamento do sistema cardiovascular quando submetido a um esforço físico. O teste é realizado em uma esteira ou bicicleta ergométrica, geralmente é solicitado quando o paciente possui histórico familiar com problema cardiovascular, ou para realizar atividade física. 


Mamografia 

É um exame radiográfico da mama, o qual é solicitado para mulheres acima de 40 anos, podendo diagnosticar precocemente o câncer de mama. Para realizar o exame, a paciente coloca sua mama no aparelho, a qual será comprimida entre duas placas de acrílico, para visualizar melhor as estruturas.


 

Papanicolau 

Exame realizado em mulheres, independente do seu histórico sexual. Deve ser realizado com frequência a partir dos 18 anos, para prevenção do câncer cervical, pois quando diagnosticado precocemente, a chance de cura é alta. Consiste em realizar uma raspagem no colo do útero, para coleta de material. Podendo observar anormalidades nas secreções, e diversos tipos de infecções vaginas, além de doenças sexualmente transmissíveis. 

A preparação para o exame é feita dias antes, onde a mulher deverá evitar relações sexuais e qualquer outro tipo de penetração, além de não fazer uso de pomadas ou cremes vaginais. 

O primeiro exame deverá ser realizado quando a mulher iniciar sua vida sexual, e repeti-lo anualmente. O ideal é realizar a coleta, uma semana antes ou dez dias após a menstruação. O exame não é doloroso, somente se a mulher estiver tensa e com a musculatura da vagina enrijecida, o auxílio da paciente é essencial para evitar desconforto. 


Frequência ideal para realizar exames de rotina 

Segundo especialistas, o check-up médico deverá ser realizado anualmente, porém em pessoas que já sofreram ou sofrem algum problema de saúde deverão ser feitos antes, de acordo com a data indicada pelo médico. 

Caso o indivíduo sinta algum sintoma, alterações no corpo, seja acima de 40 anos, também deverão ficar atentos quanto a periodicidade dos exames. 


Motivos para realizar exames regulares – Importância do Check-up Médico

exame checkup medico

Prevenção é o principal motivo para realizar exames com frequência, como falado anteriormente, pessoas acima de 40 anos devem fazer visitas frequentes ao médico. Porém, alguns procuram auxílio somente quando os primeiros sintomas começam a aparecer, mesmo sabendo que esse hábito já devia ser rotina na vida de muitas pessoas. 

Outro motivo é quando a pessoa possui histórico familiar com doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, entre outras. O indivíduo deverá começar uma avaliação cedo, para detectar enfermidades precocemente. 

Saúde da mulher, também é algo que precisa ter cuidado redobrado, pois além de diversos exames de rotina, elas devem ficar atentas com todas as alterações que ocorrem em seu corpo. 


Como prevenir problemas de saúde 

medico checkup

Conforme falamos anteriormente, o check-up médico é uma série de exames que irão detectar precocemente possíveis problemas de saúde. Porém, para o indivíduo ter mais qualidade de vida e saúde, além de fazer uma visita frequente ao médico, é importante adotar hábitos saudáveis. 

Esses novos hábitos incluem, prática regular de atividade física, dormir bem e ter um sono de qualidade, ter uma alimentação saudável, beber água, cultivar laços sociais, ter momentos de lazer, entre outros.

Essas são dicas simples para adotar um novo estilo de vida, tudo será inserido com o tempo, a pessoa irá notar o quão benéfico será para sua saúde.

Além disso, hábitos de higiene também é importante para prevenção de doenças. Lavar as mãos frequentemente, pois diversos tipos de bactérias e vírus entram em contato com nosso corpo.

Tomar banho diariamente, importante para eliminar sujeiras que ficam acumuladas no corpo durante o dia, cuidar da limpeza do ambiente doméstico, eliminando a proliferação de microrganismos que podem causar doenças.

Lavar bem os alimentos antes de consumir, pois eles costumam ter substâncias que fazem mal para o organismo. A higiene é extremamente importante para a defesa do nosso organismo, além de combater diversos tipos de doenças. 

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas
1 Maulana AE, Pradana HG. Regular medical checkup behaviour: preventing is better than curing. Asia Pacific Journal of Marketing and Logistics. 2018 Apr 9.

Dr. Andrew Seung Ho Park

CRM-SP: 157730 RQE: 67991 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Residência Médica de Fisiatria pelo HC-FMUSP. Residência Médica em Neurofisiologia Clínica pelo HC-FMUSP. Pós-Graduação em Dor pelo Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Professor Colaborador do CEIMEC – Centro Integrado de Estudo em Medicina Chinesa. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dr. Andrew Seung Ho Park

Dr. Andrew Seung Ho Park

CRM-SP: 157730 RQE: 67991 | Médico especialista em Fisiatria e Acupuntura. Residência Médica de Fisiatria pelo HC-FMUSP. Residência Médica em Neurofisiologia Clínica pelo HC-FMUSP. Pós-Graduação em Dor pelo Centro de Dor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Professor Colaborador do CEIMEC – Centro Integrado de Estudo em Medicina Chinesa. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (SBMFR).

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail