Dicas simples podem fazer toda a diferença na saúde de sua pele

Face of woman with flowerIndependente da época do ano é necessário manter a pele bem nutrida, cuidada e hidratada. Porém, com a chegada do verão, os cuidados devem ser dobrados, principalmente, para quem está atrás daquele bronze, pois o sol pode se transformar em um vilão. A irradiação ultravioleta causa o envelhecimento precoce das células da pela e gera flacidez, rugas e perda de brilho.

 Algumas dicas são importantes para aproveitar o verão e manter a pele saudável como, por exemplo, evitar a exposição solar entre as 10h e às 16h. Segundo a Dra. Tatiane Bertacin, professora da Faculdade Inspirar, além de evitar os horários prejudiciais é importante fazer uso de um bom protetor solar. “Para escolher o protetor solar, devemos sempre verificar que este tenha as proteções UVA e UVB”, aconselha. “Também devemos ficar atentas às aplicações, que precisam ser refeitas a cada duas horas”, ensina. De acordo com ela, também é importante a escolha de cosméticos que ofereçam essa proteção, como é o caso dos BB Creams.

Hidratação

 Para manter uma pele bonita e saudável, Tatiane ensina também que devemos cuidar muito com a hidratação. Segundo ela, o ideal é tomar ao menos dois litros e meio de líquidos por dia, por isso, é importante andarmos sempre com uma garrafa de água para que se possa, além de ter ideia de quanto tomou e lembrar-se de ingerir durante todo o dia.

 Já para a pele do rosto, Tatiane ensina que, ao chegarmos em casa, devemos sempre lavá-lo e aplicar hidratantes e, uma vez por semana, fazer uma esfoliação suave. Para o corpo, o indicado é, após o banho, usar hidratantes e fazer esfoliações dia sim, dia não.

Alimentação

Outra maneira de manter a pele sempre saudável são os cuidados com a nutrição, feita a partir da alimentação. “Não adianta cuidar só por fora, devemos manter nosso organismo sempre bem nutrido, com a ingestão de vitaminas, o que mantém a pele sempre nova e em correto funcionamento”, explica Tatiane. Para isso, a professora ensina que o correto é manter uma dieta rica em vitaminas “A”, “C”  e “E”.

A vitamina “A” é encontrada em alimentos como a cenoura, o espinafre e a abóbora. Já a vitamina “C” é encontrada em grande quantidade em frutas como a acerola, a laranja, o limão e no morango. A vitamina “E” é encontrada em todos os alimentos de cor verde escura como, por exemplo, os brócolis. A vitamina “E” também é encontrada nos oleaginosos como as nozes e o amendoim. Essas vitaminas também podem ser ingeridas por meio de nutricosméticos, em capsulas.

 Me queimei e agora ?

 É bem fácil descobrir que você passou dos limites no banho de sol e todo mundo já se descuidou pelo menos uma vez na vida. A ardência que vem acompanhada da vermelhidão e, em alguns casos mais extremos de bolhas, que acabam por descascar a pele  ela é machucada e, desta forma, precisam de cuidados. Segundo Tatiane, para ajudar na recuperação da pele é preciso fazer uma intensa hidratação com cremes e os mais indicados são os que contêm gérmen de trigo e Aloe Vera.

Para manter a pele sempre bonita e saudável no verão Tatiane lista cinco dicas diárias:

1-    Ingestão de água. O indicado é tomar ao menos 2,5 litros todos dia. Ande sempre com uma garrafinha na bolsa!

2-    Manter a pele sempre limpa. Lave o rosto sempre que chegar em casa e aplique hidratantes periodicamente.

3-    Use filtro solar todo dia, reaplicando de duas em duas horas.

4-    Mantenha uma vida saudável, tenha uma alimentação adequada, evite fumar e realize exercícios físicos.

5-    Não durma de maquiagem, sempre que chegar em casa, retire o produto do rosto.

COMENTÁRIOS:

Comente

Deixe aqui sua opinião...