Análise da Proteste indicou que 10 marcas comercializadas possuem FPS menor do que indicado.

happy womanO verão está chegando e os cuidados com a pele começam a ter atenção redobrada. O protetor solar é item obrigatório e cada vez mais possui tecnologia diversificada para aumentar a proteção e a praticidade. Os tipo spary costumam ser vendidos como ótima opção para a praia, evitando aquela meleca feita pelos padrões em creme. Mas, cuidado! Uma pesquisa divulgada pela Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) apontou que esses filtros solares, de 10 marcas conhecidas, possuem proteção inferior ao que declaram em sua embalagem.

Foram analisados os produtos das marcas Banana Boat, Coppertone, Cenoura & Bronze, Australian Gold, L’Oréal, Natura, Nivea, O Boticário, Red Apple e Sundown, todos com fator FPS 30. O teste avaliou a proteção contra raios UVA e UVB, de acordo com procedimento reconhecido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A instituição utilizou teste in vivo (com em média dez voluntários por marca) para aferir a proteção UVB (responsável pela proteção FPS) e análise in vitro para a proteção UVA. Os índices obtidos mostram que a proteção real das marcas varia de 13,1 a 22,8.

O principal problema segundo especialistas, é a má aplicação do produto. As versões em spray devem ser aplicadas na proporção 2 mg de filtro por cm². Eles ainda recomendam o uso de fatores mais fortes para compensar a perda e a utilização desses produtos somente para reaplicações, preferindo as loções na primeira aplicação, que devem ser passadas em duas camadas.

Confira o resultado:

13343656

Imagem: Editoria de Arte/Folhapress.

Com informações: Folha de S. Paulo.

COMENTÁRIOS:

Comentários

Uma Resposta para “Cuidado com os protetores solares em spray”
  1. Biomedicina disse:

    Muito bom!

Comente

Deixe aqui sua opinião...