colunaAndar com saltos muito altos, carregar uma bolsa pesada, falar ao celular segurando o aparelho com o ombro, praticar exercícios físicos em excessos… Será que sabemos o quanto tudo isso pode ser prejudicial à saúde?

Segundo o quiropraxista australiano Jason Gilbert, autor do livro: “O Segredo da coluna saudável”, a prática dessas atividades pode levar a sua coluna a ruína. “A coluna é o pilar de sustentação do corpo, graças a ela conseguimos nos movimentar, pois ela garante a flexibilidade necessária”, ressalta o quiropraxista.

Confira abaixo os principais mitos e verdades sobre o assunto:

1- É verdade que usar muito salto alto pode prejudicar a coluna? Como isso acontece?

Verdade. O salto alto modifica severamente o funcionamento normal da coluna, ao elevarmos os pés com esses saltos, o corpo altera sua postura normal para manter o equilíbrio. Todas as curvaturas da coluna se acentuam, desde a curvatura lombar (causando hiperlordose). Simultaneamente ocorre o encurtamento dos músculos, dos tendões da perna e dos glúteos, por isso, sempre que possível, alongue as panturrilhas.

2- Dormir de bruços dá torcicolo? Qual o motivo?

Verdade. Quase todas as pessoas que dormem de bruços têm um lado favorito, seja esquerdo ou direto. São anos na mesma posição, por isso a pessoa se acostumou. Isso causa o encurtamento crônico dos músculos (de um lado mais que do outro) e, claro, comprometendo a função normal do pescoço.

3-  Dormir de barriga para cima pode dar dores nas costas?  

Mito. A melhora postura para dormir é de barriga pra cima ou de lado. O interessante é alternar as posições durante o sono.

4- Carregar a bolsa muito pesada pode dar dor nas costas?

Verdade. Embora sejam práticas e permitam transportar muitos objetos grandes, isso não é saudável para o ombro, pescoço ou coluna. Levar uma carga no ombro só é a maneira menos eficiente de se transportar objetos, pois cria um desvio na coluna. A bolsa estar apoiada em um ombro interfere na postura e nos movimentos superior e inferior do corpo. A pessoa tem de movimentar um ombro para compensar o peso do outro lado, aumentando a imobilidade e forçando a coluna a se curvar

5- Fazer muito exercício pode prejudicar minha coluna?

Verdade. O fato de o exercício ser praticado incorretamente ou em excesso, pode provocar disfunção vertebral e seus problemas consequentes. No entanto, o exercício é tão importante e seus benefícios são tão amplos que não podemos descartá-los de nossa vida cotidiana.

6- Telefone celular pode dar torcicolo? Qual a relação?

Verdade. Principalmente quando inclinamos a cabeça para apoiar o telefone no ombro, assim causando uma tensão de um lado do pescoço, provocando o torcicolo.

7- Quando estiver com dores nas costas devo ficar de repouso absoluto?

Mito. O melhor é não ficar em repouso, fazer caminhadas leves e ficar em constante movimento.

8- Dormir no chão ou utilizar colchão bem duro é bom para a coluna?

Verdade. O melhor colchão para a coluna são os mais firmes. Os colchões muito moles podem causar desvio na coluna ou dores musculares.

10- Dormir sem travesseiro faz bem para a coluna?

Parcialmente verdade. Isso é válido se a pessoa dormir de barriga pra cima. Na postura de lado o travesseiro tem que ser da altura do pescoço ate a cabeça para manter na posição reta em relação ao corpo.

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