Imagem: TV Globo

Imagem: TV Globo

Quem acompanha a novela “Amor à Vida”, da Rede Globo, deve ter visto o caso da personagem Paulinha, uma menina de 12 anos que teve o diagnóstico de Lúpus. Por trazer o tema à tona, fizemos uma pesquisa e reunimos aqui neste post informações sobre essa doença autoimune rara, mais frequente em mulheres.

O que é Lúpus?

É uma doença inflamatória desencadeada por um desequilíbrio no sistema imunológico, aquele responsável pela defesa do corpo. Acontece que esse sistema passa a combater o próprio organismo, daí o termo “autoimune”. Não tem cura, mas com medicações corretas e cuidados apropriados a pessoa pode conviver com a doença.

No caso da Paulinha, da novela, o sistema está atacando o fígado e, por isso, os “médicos” da ficção buscam um doador compatível para parte do órgão.

Causas do Lúpus

As causas são multifatoriais, sendo a genética o ponto fundamental para o desenvolvimento do Lúpus. Em pessoas que têm casos da doença na família, alguns fatores ambientais (como exposição ao sol, o uso de certos medicamentos, alguns vírus e bactérias) e hormonais (estrógeno/ feminino) podem colaborar para o aparecimento da doença.

Sintomas

borboleta_desenhoEm determinado capítulo da novela, antes de ter o diagnóstico da doença, um “doutor” da ficção mostra preocupação ao notar uma mancha no formato de “asa de borboleta” no rosto da garota. Na verdade, esse sintoma é um dos 11 critérios de diagnóstico da “American College of Rheumatology”.

O Lúpus pode desencadear diversos sintomas dependendo do paciente e do órgão afetado. Entretanto, em geral, o paciente também apresenta sintomas mais característicos da doença. Os mais frequentes são:

  • Pequenas feridas recorrentes na boca e no nariz;
  • Dores articulares, nas juntas, geralmente de caráter não inflamatório;
  • Manchas avermelhadas na pele, que formam uma asa de borboleta – lesão que surge nas regiões laterais do nariz e prolonga-se horizontalmente pelas bochechas. Geralmente, apresenta um aspecto clínico descamativo, isto é, se a lesão for raspada, descama profusamente;
  • Sensibilidade exagerada ao sol (Fotossensibilidade) – quando mínimas exposições provocam queimaduras muito intensas na pele, especialmente na pele do rosto, do dorso e de outras partes do corpo mais expostas ao sol nas praias e piscinas.

Exames de diagnóstico

São feitos exames de sangue como, por exemplo, o FAN (fator antinúcleo) e outros que detectam a presença de autoanticorpos (exemplo: anti-DNA) mais específicos do lúpus e que também ajudam no diagnóstico.

Tratamento

Medicamentos ajudam a controlar as crises e a evolução da doença, pois regulam o sistema imunológico. O tratamento deve ser individualizado, focado em cada paciente.

Cuidados

Já está comprovado que alguns cuidados são fundamentais para o controle da doença.

  • Pacientes com lúpus devem evitar a exposição ao sol e usar protetores solares o dia todo;
  • Os anticoncepcionais são contraindicados, porque o aumento dos níveis de estrógeno pode desencadear surtos da doença;
  • Portadoras da doença que desejam engravidar devem seguir rigorosamente a orientação medica e dar preferência aos períodos de remissão das crises;
  • O consumo de álcool, cigarro e outras drogas é absolutamente contraindicado;
  • Respeitadas as limitações que possam ocorrer durante as crises, a atividade física deve ser mantida com regularidade.

Fontes: iG, Tv GloboDr. Drauzio Varella American College of Rheumatology.

COMENTÁRIOS:

Comentários

2 Respostas para “Saiba o que é Lúpus – a doença da personagem Paulinha de “Amor à Vida””
  1. Diléa disse:

    Muito importante ter essas deixas nas novelas e o BLOG DA SAÙDE dar orientações sobre a doença.

  2. Tania disse:

    Tenho artrite reomatoide e agora tenho tido intolerância ao sol e muitas manchas na pele também problema no fígado as enzimas têm dado alterada muitas dores nas articulações , e perda de peso , muita falta de ar , os médicos estão suspeitando de lupos

Comente

Deixe aqui sua opinião...