As varizes são veias dilatadas e deformadas, de coloração púrpuro-azulada, que surgem ao longo das pernas e podem causar dor e inchaço.

Como isso acontece:

  • As veias das pernas reconduzem o sangue ao coração após terem irrigado os membros inferiores, nesse processo entra em funcionamento as válvulas, cuja finalidade é impedir o retorno do sangue aos pés pela ação da gravidade. Às vezes, essas válvulas não funcionam com eficiência e o sangue empoça nas veias provocando deformação, inchaço e alterações na sensibilidade da pele.

Mitos e Verdades sobre as varizes

W

1. Varizes podem ser genéticas?

Verdade. Se a sua mãe ou o seu pai tem varizes, são maiores as chances de ter o problema.

2. A prática de esportes causa varizes?

Mito. O exercício físico estimula a circulação do sangue e previne as veias doentes.

3. A cirurgia de varizes é de alto risco?

Mito. O procedimento está cada vez mais seguro.

4. A depilação e o cruzar de pernas causam varizes?

Mito. Os dois fatores não interferem no problema.

5. Meias elásticas ajudam na circulação?

Verdade, mas nem sempre. Elas podem aliviar as dores e facilitar a circulação do sangue se forem apropriadas. O ideal é que a meia seja apertada na região do tornozelo, nunca na área dos joelhos.

6. As mulheres têm mais varizes que homens?

Verdade. Estima-se que apenas um em cada cinco ou seis homens tenham varizes, principalmente a partir dos 30 ou 40 anos. Nas mulheres, durante a menstruação e na gravidez, principalmente, os sintomas tendem a piorar.

H7. A gravidez provoca varizes?

Verdade, devido à alteração hormonal.

8. As varizes podem levar à trombose?

Verdade. Se a circulação ficar prejudicada pelas varizes, existe o risco de formação de coágulos, que levam à Trombose Venosa Profunda (TVP).

9. Anticoncepcional causa varizes?

Verdade. Geralmente, sim, porque provoca alteração hormonal.

10. A alimentação influencia na formação de varizes?

Verdade, mas indiretamente. Uma alimentação equilibrada ajuda na manutenção do peso, diminuindo as chances de ter varizes.

11. Cremes melhoram o problema?

Mito. Não há comprovação científica de que cremes eliminem varizes e nada indica que possam refazer as paredes de uma veia danificada.

12. Viagens muito longas podem ajudar a formar varizes?

Verdade. Em longos trajetos, as pernas ficam muito tempo na mesma posição, aumentando a dificuldade do sangue em retornar ao coração e dando condições para a formação de varizes ou de coágulos no sangue.

gravida0713. Quem tem varizes não pode caminhar?

Mito. Quem tem varizes deve andar o máximo que puder, mas usando a proteção das meias elásticas.

14. A profissão pode favorecer o aparecimento de varizes?

Verdade. Pessoas que ficam paradas muito tempo em pé, como carregadores, balconistas, ascensoristas, cirurgiões, acabam sobrecarregando o sistema de retorno venoso. Isso não acontece quando elas andam, porque a contração da musculatura da perna empurra o sangue de baixo para cima.

15. Colocar as pernas para cima também ajuda?

Verdade. Fazer alguns períodos de repouso com as pernas vai aliviar o edema que se intensifica no fim do dia.

16. O problema pode surgir com a idade avançada? 

Verdade. Uma estatística americana mostrou que até os 30 anos apenas 3% da população têm varizes, número que sobe para 40% em pessoas a partir dos 70 anos.

Fontes: PROTESTE e Dr. Drauzio Varella

blog_piscandoRoxoSe você sentir dor intensa e contínua, procure um médico imediatamente.

COMENTÁRIOS:

Comentários

Uma Resposta para “Mitos e verdades sobre as varizes”
  1. Emilia disse:

    Olá! Talvez a uns 25 anos fiz tratamento com esse método escleroterapia e com o passar do tempo lá estavam as mesmas e outras varizes, vasinhos e perna feia. De varizes grossas a vasinhos, chegaram as dores nas pernas. A decisão tinha que ser tomada, mas e aquela dor, as faixas, as manchas…Até que este ano comecei um tratamento inovador. O médico é contra cirurgias e consegue tratamento até para as varizes mais grossas. Com uma agulha ultra fina as aplicações se tornam quase indolor e onde é aplicado não volta mais! Sem faixas, sem hematomas! Pode ir direto para a praia se quiser. MARAVILHOSO! Minhas pernas estão lisas, sem dor, sem manchas e sem faixas. Se quiserem maiores informações, podem entrar em contato comigo…emiliacsilva@msn.com

Comente

Deixe aqui sua opinião...