imaginanacopaO metrô está cheio? Imagina na copa! O trânsito, os assaltos, a desorganização… Ta ruim agora? Imagina na copa!  Quantas vezes você já ouviu essa frase? Ela tem sido repetida inúmeras vezes, nas ruas e bares, e acabou virando um bordão. Se, por um lado, a frase traz um tom de bom-humor para a conversa, por outro, ela reflete um pessimismo verdadeiro sobre estaremos prontos para receber a Copa do Mundo em 2014.

Temos de concordar que melhorias, muitas, são necessárias. Mas, e se ao invés de ficarmos estancados e empacados nesse pessimismo, juntássemos forças para fazer dar certo? Tem gente que não só acredita nisso como já está colocando em prática!

Um grupo de amigos resolveu se reunir e montar um projeto, aproveitando esse momento para mudar nosso país pra melhor. O nome? Imagina na Copa. Fernanda Cabral, Mariana Campanatti, Mariana Ribeiro e Tiago Pereira resolveram propor a todos uma força-tarefa para promover uma virada para o Brasil, até 2014.

Essa virada começa com uma mudança de atitude. Vai da própria inversão de sentido da frase imagina na Copa até a virada da nossa própria atitude em relação ao país. “Vamos focar menos em ‘a culpa de quem? ‘ e mais em ‘a responsa é minha também’!”. E vai além, toda semana, a equipe vai postar histórias de jovens que já estão fazendo do Brasil um lugar melhor. A ideia é também facilitar que os visitantes do site se conectem aos jovens e às iniciativas que estão sendo divulgadas. Se você conhecer [ou for] um jovem que participa de um projeto bacana, indique!

OFICINAS

O Imagina na Copa irá circular pelas 12 cidades-sede* da Copa do Mundo com oficinas presenciais para grupos de 20 – 25 jovens, com o objetivo de ajudá-los a descobrir o tipo de atuação que querem ter e se organizar para iniciar seus próprios projetos.

Essas oficinas vão combinar teoria e prática, usando conceitos de design para mudança social. Além de ser um momento para compartilhar conhecimento, elas serão fonte de novas ideias e de novas conexões entre os participantes. Serão mais projetos bacanas, mais pessoas impactadas, em mais lugares do Brasil.

*cidades-sede: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Recife e Salvador.

VOCÊ SABIA?

Segundo a pesquisa “O Sonho Brasileiro”, conduzida pela Box 1824:

  •  74% dos jovens brasileiros afirmam “se sentir na obrigação de fazer algo pelo coletivo no seu dia a dia”;
  • 79% concordam em “utilizar parte do seu tempo para ajudar a sociedade”.

bloguinho_coracao

É muita gente dizendo que quer fazer sua parte para melhorar a vida das pessoas e o país. Não dá pra ficar fora dessa, né? Para se inspirar, assista abaixo ao vídeo de apresentação do Imagina na Copa.

*Com informações do site Imagina na Copa

COMENTÁRIOS:

Comente

Deixe aqui sua opinião...