Depressão – Conheça as Causas, Sintomas e Tratamento

A depressão é um distúrbio que acomete diversos pessoas ao longo da sua vida. Esta doença pode causar desequilíbrios nos chamados neurotransmissores.

Estas substâncias são as responsáveis em transportar as informações pela rede de neurônios. Todos eles garantem as sensações de prazer, como disposição e bem estar.

Quando a pessoa sofre com a depressão isto afeta os neurotransmissores como serotonina, dopamina, noradrenalina e melatonina.

Ao afetar elas causam uma série de mudanças no organismo.

A depressão é uma das condições de saúde mental mais comuns, afetando aproximadamente 280 milhões de pessoas em todo o mundo.

Enquanto todos nos sentimos tristes, mal-humorados ou deprimidos de vez em quando, algumas pessoas experimentam esses sentimentos intensamente, por longos períodos (semanas, meses ou até anos) e às vezes sem motivo aparente. A depressão é mais que apenas um humor deprimido – é uma condição séria que afeta sua saúde física e mental.


Causas da depressão

depressao

Não existe uma causa única para a depressão. Em alguns indivíduos, eventos de vida estressantes, como a perda de um emprego, desemprego de longa duração, problemas de saúde física, problemas familiares, a morte de um ente querido ou o fim de um relacionamento próximo, podem desencadear a depressão.

Para outras pessoas, não há uma causa óbvia.

A depressão gera uma variedade de doenças, por isto ela pode ser denominada como Síndrome.

Hoje diversas evidências, causam alterações e levam a transmitir impulsos nervosos entre as células.

O que muitas pessoas não sabem é que os fatores psicológicos e sociais não tem relação com a doença. Ainda o estresse também pode precipitar nas pessoas que apresentam predisposição devido à genética.

Em resumo, alguns fatores incluem:

  • A estrutura física ou química do cérebro. Em algumas pessoas com depressão, os exames cerebrais indicam um hipocampo menor, que desempenha um papel na memória de longo prazo. Pesquisas mostram que a exposição contínua ao estresse pode prejudicar o crescimento das células nervosas nessa parte do cérebro.
  • Herança genética. Quando você nasce, você recebe um gene curto ou longo de cada pai. Estes são chamados de alelos. Acontece que ter um ou mais curtos está ligado a ter mais propensão a ficar deprimido quando algo ruim acontece.
  • História de depressão na família. Alguém com um pai ou irmão com depressão tem um risco duas ou três vezes maior de desenvolver depressão do que a pessoa média (ou uma chance de 20-30% versus 10%).
  • Certas doenças, como dores crônicas ou dores de cabeça, mostram uma correlação com – ou podem estimular – a depressão.
  • Eventos estressantes ou importantes da vida. Abuso, problemas financeiros, a morte de um ente querido, a perda de um emprego – todas essas situações podem desencadear a depressão. Mas mesmo eventos positivos como uma grande mudança, casar, se formar ou se aposentar também podem fazer você se sentir deprimido. Por um lado, esses eventos alteram sua rotina, mas também podem desencadear sentimentos de que, seja qual for o sucesso ou a ocasião feliz, não é merecido.


E os fatores não genéticos?

Provavelmente existem muitos fatores não genéticos que aumentam o risco de depressão, muitos dos quais provavelmente ainda não são conhecidos.

Abuso físico ou sexual grave na infância, negligência emocional e física na infância e estresse grave na vida são provavelmente fatores de risco. Perder um dos pais no início da vida provavelmente também aumenta o risco até certo ponto.


Sintomas da depressão

Os sintomas da depressão são:

  • Humor depressivo ou irritabilidade, ansiedade e angústia.
  • Desânimo e cansaço fácil.
  • Diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades antes agradáveis.
  • Desinteresse, falta de motivação e apatia.
  • Falta de vontade e indecisão.
  • Sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero, desamparo e vazio.
  • Pessimismo, baixa autoestima, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, ruína, fracasso, doença ou morte.
  • A pessoa pode desejar morrer, planejar uma forma de morrer ou tentar suicídio.
  • Interpretação distorcida e negativa da realidade.
  • Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento.
  • Diminuição do desempenho sexual.
  • Perda ou aumento do apetite e do peso.
  • Insônia.
  • Dores e outros sintomas físicos.


Os especialistas não acreditam mais que a depressão seja causada por um “desequilíbrio químico”, mas que o risco de desenvolver depressão está mais provavelmente relacionado a uma combinação de genes, biologia, experiências de vida, estresse e estilo de pensamento de uma pessoa.


Consequências da depressão

depressao sintomas

Existem alguns riscos que podem causar:

  • Perda do emprego;
  • Problemas no relacionamento conjugal e familiar;
  • Risco de adquirir doenças cardíacas;
  • Suicídio.


Quem fica com depressão?

Qualquer pessoa pode ter depressão.

É muito comum. Em média, mais de 1 em cada 5 pessoas terá depressão em algum momento de sua vida.

A maioria das pessoas tem mais de 20 anos quando tem depressão pela primeira vez.

Crianças e adolescentes também podem ter depressão.

As mulheres são cerca de duas vezes mais propensas que os homens a ter depressão.

Pessoas com outros problemas de saúde mental, como transtorno bipolar, ansiedade, transtorno de personalidade limítrofe e esquizofrenia, também podem ter depressão. A depressão faz parte do transtorno bipolar.


Tratamento da depressão

Antes de começar um tratamento é preciso verificar as causas. Após o levantamento é preciso fazer um planejamento terapêutico adequado.

A depressão pode ser tratada com terapia ou uma combinação de terapia e medicação. O exercício também pode ajudar a aliviar os sintomas.

Hoje existem diversos antidepressivos disponíveis. Em alguns casos o paciente pode exigir um tratamento de manutenção ou preventivo. Neste caso, ele pode exigir que o uso seja por anos ou durante toda a vida. Além disso, a psicoterapia auxilia o paciente nos momentos de crise.


Medicamentos para Depressão

Os medicamentos antidepressivos mais usados para o tratamento de depressão são:

Apesar da extensa lista, somente um médico pode indicar a dosagem e o medicamento ideal. Desta forma é fundamental seguir as orientações do seu médico e não se automedicar.

A interrupção dos medicamentos também nunca deve ser feita. Deste modo, é preciso consultar um médico caso precise tomar mais ou mudar a quantidade prescrita.


Expectativas do tratamento

causas de depressao

Quando é feito o diagnóstico correto é possível esperar uma melhora do quadro depressiva. Graças aos tratamentos atuais e dos fármacos de última geração, o prognóstico é eficaz.

Além disso, a família é bastante importante durante o tratamento. Neste momento são comuns que ocorram dificuldades entre a pessoa deprimida e seus familiares.

Através da família é possível incentivar a pessoa, além de fazer o acompanhamento durante as consultas. A sua evolução depende do apoio e da compreensão de seus familiares.

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Compartilhe Esse Conteúdo
Facebook
Twitter
LinkedIn
Dra. Celia Yunes Portiolli

Dra. Celia Yunes Portiolli

CRM-SP 27971 / RQE 5148 – 19469 Médica Pediatra e Especialista em Acupuntura Área de Atuação em Dor pela AMB (Associação Médica Brasileira), Coordenadora do Curso de Especialização em Acupuntura do CEIMEC – Centro de Estudo Integrado em Medicina Chinesa Médica colaboradora do Ambulatório de Acupuntura do Centro de Dor da Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Últimos Posts

newsletter

Receba Novidades Por E-mail

Deixe um Comentário

Postagens Relacionadas

Anosognosia: tudo sobre o assunto

Anosognosia: o que é, sintomas e principais causas

Anosognosia é uma condição neurológica caracterizada por uma falta de consciência ou negação de uma doença ou deficiência, mais comumente observada em pacientes com danos cerebrais ou distúrbios neurológicos.  Esquecimentos são comuns,

Continue Lendo
categorias

Pesquise por Categoria

Urologia

Sintomas

Reumatologia

Radiologia

Psiquiatria

Psicologia

Pediatria

Otorrinolarigonlogia

Ortopedia

Oncologia

Oftalmologia

Nutrição

Notícias

Neurologia

Neurocirurgia

Nefrologia

Medicina Esportiva

Mastologia

Infectologia

Ginecologia e Obstetrícia

Gerontologia

Geriatria

Gastroenterologia

Fisioterapia

Fisiatria

Farmácia

Endocrinologia

Educação Física

Dor

Doenças

Dermatologia

Curiosidades

Clínica Médica

Cirurgia Vascular

Cirurgia Plástica

Canabidiol

Biomedicina

Artigos

Alergia

Acupuntura

newsletter

Receba Novidades Por E-mail