Você está pensando em fazer uma “lipo” porque está gordinha? Pode parar por aí! É importante entender quando a lipoaspiração é indicada para depois não ter um resultado insatisfatório.

O cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, compartilhou com o Blog da Saúde informações importantes para quem pretende fazer uma lipoaspiração. Confira:

lipo_7_coisasBaixa

01) É comum encontrar pessoas que pensam em fazer uma lipoaspiração com o objetivo de perder peso. A cirurgia não é um método de emagrecimento.

02) A lipoaspiração é um procedimento destinado a remover apenas gorduras localizadas, como as que se encontram debaixo dos braços, nos quadris e na região abdominal. É o tipo de gordura que dificilmente pode ser eliminado, mesmo com o auxílio de exercícios físicos e de uma nova dieta.

03) A partir de 10% a mais do peso ideal, os resultados da lipoaspiração não são tão satisfatórios. É importante entender que se trata de uma cirurgia de acerto de contornos e não deve ser encarada como um método para emagrecer. Há um limite de gordura que pode ser retirado. De acordo com as normas do Conselho Federal de Medicina, não se pode passar de 7% do peso corporal do paciente na lipoaspiração úmida e 5% de retirada de gordura na lipoescultura a seco.

04) Para pneuzinhos na barriga e nas costas, a lipoaspiração é a melhor solução? De uma maneira geral, sim, mas a indicação cirúrgica só pode ser feita individualmente. A lipoaspiração é uma boa alternativa para eliminar gordura bem localizada, aquela que não é eliminada com dieta e exercícios. Um bom resultado depende também da pele do paciente, que precisa ter boa elasticidade e do peso relativamente adequado.

05) Se eu fizer a lipoaspiração no fim de março, já vou perceber os resultados definitivos no final de abril? Não. Apesar dos avanços técnicos que reduziram bastante o tempo de convalescença, os efeitos não são imediatos. O desaparecimento do inchaço e a reacomodação da pele podem demorar uns 30 dias. O resultado definitivo é percebido somente após seis meses e, em alguns casos, um ano após a lipoaspiração.

06) A lipoaspiração elimina a flacidez da pele que sobrou?Justamente por não eliminar a flacidez, esse procedimento deve ser realizado em pacientes que apresentem pele elástica e gordura localizada. Só nessas circunstâncias, após a retirada de gordura, a pele se retrai e se acomoda na região.

07) Após a lipoaspiração, se voltar a engordar, “os pneuzinhos” podem se formar em pontos próximos do local da lipoaspiração? Depende de quanto o paciente engordar. A região lipoaspirada melhora o contorno corporal, por isso, se houver um aumento de peso, pequeno ou moderado, não ocorrerá perda do resultado. Por outro lado, se o paciente ganhar muito peso, as células de gordura restantes começam a armazenar os excessos.

Outras dúvidas de leitores:

Como é que vou saber se meu médico é ou não especialista?

Ruben Penteado – Basta você consultar o site oficial da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (www.cirurgiaplastica.org.br). Ele oferece informações sobre os cirurgiões pertencentes à sociedade. Mas atenção: eles estão classificados em diferentes categorias (aspirantes, especialistas e titulares). Apenas os titulares passaram pelo teste de aprovação e só eles são especialistas e estão habilitados a realizar cirurgias plásticas.

Posso tirar toda a gordura extra?

Ruben Penteado – Não. Há um limite máximo de retirada de acordo com cada paciente (mas, em geral, vai de 5 a 7% do peso corporal). O exagero pode debilitar o organismo porque junto com a gordura há também sucção de sangue. Converse com seu médico antes, fale de suas expectativas e ouça a avaliação de quanto pode ser removido do seu corpo.

Como é o dia seguinte? Dói?

Ruben Penteado – Sim. Embora cada mulher reaja de modo diferente à dor, todas declaram que sentiram dor após a operação. E a coisa piora porque a sensação fica mais perceptível no dia seguinte, quando o efeito da anestesia passa. Prepare-se para uns 15 dias de incômodo, mas saiba que os cirurgiões costumam indicar analgésicos durante o período.

COMENTÁRIOS:

Comentários

Uma Resposta para “07 coisas que a lipoaspiração não pode fazer por você”
  1. Letícia disse:

    A lipo renovou minha autoestima. Eu me sentia muito envergonhada, principalmente no verão, com menos roupas, idas à praia e piscina. Fiz a cirurgia há dois anos na Master Health e estou mantendo o resultado. Vale muito a pena!

Comente

Deixe aqui sua opinião...