Crianças e jovens de baixa renda com graves problemas bucais e que precisem de tratamento odontológico gratuito poderão participar da megatriagem que a ONG Turma do Bem fará no próximo dia 18 em mais de 250 municípios do Brasil, em dez países da América Latina e em Portugal.

O processo de triagem é bem simples e rápido: o dentista faz um exame visual não invasivo da condição odontológica e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal do paciente e a condição socioeconômica da família.

A seleção é feita por um índice de prioridade: ela beneficia os mais pobres, os com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego.

“Estamos fazendo essa mobilização para denunciar, mais uma vez, o descaso com a saúde oral”, afirma o dentista Fábio Bibancos, líder da ONG e integrante da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais.

“Estatisticamente sabemos que, no Brasil, o consumo de escova de dente é de, em média, uma por família, por ano. Além disso, segundo a PNAD [Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do IBGE], quase 20% da população nunca foi ao dentista, e 45% dos brasileiros praticamente não têm acesso aos serviços odontológicos particulares.”

A Turma do Bem estima que 15 mil crianças e adolescentes entre 11 e 17 anos passem pela triagem. Os selecionados serão encaminhados para dentistas voluntários, que farão todo o tratamento gratuitamente até que eles completem 18 anos, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes.

Mais de 310 mil crianças e jovens já passaram pelas triagens do Projeto Dentistas do Bem, e 31 mil já foram encaminhadas ao dentista. A Turma do Bem tem 14 mil dentistas voluntários em 1.000 municípios dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. E também na Argentina, na Bolívia, no Chile, na Colômbia, no Equador, no México, no Panamá, no Paraguai, no Peru, em Portugal e na Venezuela.

“O maior movimento de dentistas voluntários do mundo, com o apoio da Oral-B, vai às ruas em 12 países diferentes para mostrar que o problema é universal e que alguma coisa tem que ser feita”, afirma Bibancos.

As triagens do dia 18 acontecerão em lugares públicos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Salvador, Teresina e Macapá:

São Paulo: Credicard Hall, à av. das Nações Unidas, 17.955, das 8h às 18h;

Rio de Janeiro: Vila Olímpica Mangueira, à rua Santos Melo, 73, das 10h às 17h;

Brasília: Parque da Cidade D. Sarah Kubitshek, na Asa Sul e Setor Sudoeste, das 9h às 18h;

Curitiba: Colégio Estadual Polivalente de Curitiba, à rua Salvador Ferrante, 1.664, das 9h às 18h;

Salvador: Colégio Órfãos de São Joaquim, à av. Jequitaia, 375;

Teresina: Facid, à rua Veterinário Bugija Brito, 1.354;

Macapá: Emef Edmar Maia, à av. Cônego Domingos Maltes, 52.

Mais informações: www.tdb.org.br

Fonte: Folha de S. Paulo

COMENTÁRIOS:

Comentários

71 Respostas para “Turma do Bem faz triagem para oferecer tratamento odontológico gratuito”
  1. wanda costa disse:

    Olá tenho uma filha especial o nome dela é Giovanna de O. Baptista ela fez uma triagem no cred car hall e o dentista disse que ela conseguiria o tratamento dentario pricipalmente por ela ser especial…. só que até agora não entararam em contato conosco, gostaria de saber alguma coisa ok obrigada!

  2. Rita de Cássia disse:

    Boa tarde! Vendo o programa Esquenta da Regina Casé e a turma do bem estava,como estou desempregada e precisando de um tratamento dentário resolvi enviar este email ,tenho perda ósseo e não tenho condições de arca com um tratamento peço que me informe como posso participar destes dentistas tão generoso que estão nesta campanha da turma do bem.
    Obrigado.
    Rita de Cássia

  3. monica disse:

    tenho 37 anos fiquei em uma situacao muinto dificil nao conssigo fazer tratamento dentario pois fiquei desempregada 5 anos asituacao da minha boca e lastimavel acho que perdi 6 dentes e nao consigo nem mastigar a dor e orrivel tenho 2 filhos nao tenho como tratar por favor me ajude sei que tem pesssoas q ajudam me ajude estou sofrendo muinto!

  4. monica disse:

    tenho 37 anos fiquei em uma situacao muinto dificil nao conssigo fazer tratamento dentario pois fiquei desempregada 5 anos asituacao da minha boca e lastimavel acho que perdi 6 dentes e nao consigo nem mastigar a dor e orrivel tenho 2 filhos nao tenho como tratar por favor me ajude sei que tem pesssoas q ajudam estou sofrendo muinto!

  5. monica disse:

    Tenho 37 anos fiquei desempregada 5 anos asituacao dos meus dentes e lastimavel tenho 2 filhos e nao tenhao condicoes finaceiras para tratar por favor me ajude

  6. noe nunes ribeiro disse:

    me ajude dentistas do bem meus dentes que tem ta tudo estragados as protese que eu tenho ta ruim nao posso paga me ajude abracao

  7. josefran santos disse:

    tenho 42 anos e quero muito fazer um implante dentario mas nao tenho condicoes o que faço, tenho muito problemas de articulaçes muita dor de cabeca no maxilar isso encomoda muito nao quento mas peço ajuda obrigado

  8. Larissa Almeida disse:

    ola turma do bem,passando e assistindo o programa esquenta,eu percebi o trabalho de vcs.
    Serei mais direta ao assunto,Meu ome é Larissa,tenho 21 anos,e NUNCA TIVE NENHUM DENTE,meu dentes eram assim,nasciam,ficava no maximo uma semana e caiam,Nao sangrava,eu nao sentia dor,passei toda minha infancia dentro de clinicas,minha adolescencia tbm,e agora minha juventude,NINGUM CONSEGUE ME AJUDAR,EU NUNCA USEI NENHUM PROTESE pq os medicos falavam que minha gengiva nao seguraria a mesma,passei toa a minha vida assim,sobe pre conceito,chorando pra meus pais n ver e ficarem triste por nao poder me ajudar,e assim que vivo ate hj,sei que é quase impossivel vcs me ajudarem,mais to aqui é pq eu preciso,HJ EU AGRADEÇO A DEUS PELA A OPORTUNIDADE DE CONTAR MINHA HISTORIA AQUI,REALMENTE EU TENHO 21 ANOS E AO TENHO NENHUM DENTE,ESSE É MEU SONHO,DEUS ESTA NO CONTROLE DA MINHA VIDA

  9. ELIANA disse:

    0LA TUDO BEM COM VC? VENHO POR MEIO DESTE PEDIR ENCARECIDAMENTE UM TRATAMENTO DENTARIO, POIS TENHO DIFICULDADES FINANCEIRA, E TENHO UMA IMENSA VONTADE DE COMER UMA MACÃ E DE SORRIR DE VERDADE,. CONTO COM VCS. OBRIGADA.

  10. lurdes Damiao disse:

    OLA gostaria muito de um implante nao tenho condiçoes de pagar,conto com a colaboraçao de vcs.obrigada

  11. elizabeth disse:

    ola gostaria muito de um tratamento dentario pois nao tenho condicoes financeiras de pagar ja perdi varios dentes meu maior sonho e poder sorrir tenho 32 anos tenho uma filha sou mae solteira por favor me ajudem pelo amor de deus eu preciso de ajuda

  12. Carolina França disse:

    boa tarde tenho uma amiga o nome dela é carol o sonho dela é arruma o seu SORRISO por ela precisa de um tratamento urgente como posso fazer para escreve ela .. ??

  13. Barbara candida disse:

    Ola gostaria de saber se voces atente crianças com 9 anos e se atente aonde posso levar ela moro em brasilia df na asa sul.

  14. cristiane ferreira disse:

    tenho 33anos tou desempregada nao tenho como pagar um tratamento .tor perdendo a ossea do dentes da frente me ajundam pois tenho lupus

  15. rose disse:

    bom dia quero saber se essa triagem vai ter em são luis ma

  16. João disse:

    Tenho 28 anos sou professor de ingles, ajudo em casa , estudo e por ser filho de pais separados ( abandonado pelo pai apos separação ), gostaria de saber se posso passar pela triagem e ate quando vai?

    ATT

    João.

  17. Ola eu tenho 47 anos nao tenho condisao para tratar meus dente ja perdi varios e por isso nao consigo trabalho pos sou do ramo de hotelaria gostaria muito da ajuda de vocês. No sus nao tem tratamento para meu caso e ja estou na fila de espera do plano do governo brasil sorridente . Ha 3 anos obrigado pela a atensao eu so fa do trabalho de vocês !

  18. Marcos paulo fernandes santos disse:

    Moro em Queimados e to presiaando de um tratamendo

  19. Tiago Pereira Carias disse:

    Tenho 17 anos e estudo em escola publica e preciso do dentista do bem pois teve um acidente e a muito tempo ja devia ter resolvido eu preciso que eles façam uma triagem em minha escola para que eu possa ser atendido eu preciso muito

  20. Edwin José de oliveira disse:

    Olá tenho procurado várias universidades que fizesse tratamento gratuito perdi quase todos meus dentes e preciso te implantar trabalho por conta tenho dia rente e dois anos preciso de ajuda

  21. Margareth de Carvalho Ferreira disse:

    Boa tarde!

    Gostaria muito de uma avaliação para os meus dentes, estão muito feios, já perdi uns, amarelados e não tenho condições financeira para fazer isso, sou viúva e pensionista, tenho 55 anos, gostaria de sorrir sem a vergonha que tenho.

    Obrigado

    Margareth

  22. vania disse:

    boa tarde meu nome e vania meu esposo se chama alexssandro e tem perda ossea e nao temos condicoe de arca as despesas do tratamento dentario.fico muito triste porque meu esposo trabalha muito e infelismente ganhando 1800 reais nunca vai poder sorrir.eu ja pensei em escrever em programa de televisao mas meu esposo acha humilhante.gostaria de fazer essa surpresa para ele mas que nao seja divulgado em televisao ele e muito sistematico.fico triste pois sei que as veses a gente nao sai ele nao se mistura com povo por vergonha.se por um a caso alguem puder mim ajudar.moro em ipatinga minas gerais bairro esperanca na rua amor perfeito numero 664 desde de ja obrigado

  23. Gisele gonçalves de souza disse:

    Como faço p participar desta triagem? Pois tenho minha alto estima no chao. Nao poço sorrir. Nem saio por vergonha porque alem de banguela o cabelo esta em mal estado. Estou mim sentindo um lixo.

  24. Elionete disse:

    ola turma do bem,acabei de ver o trabalho de vcs no caldeirao do huck e acendeu uma luzinha no fim do tuneo. tenho 22 anos perdi muitos dentes e tenho muita vergonha de sorri sou casada mas só no civil e meu esposo e eu temos um sonho de casar na igreja.todo ano tem casamento comunitario e meu marido sempre me convida pra casarmos mas nunca quis mas nao é porq quero é que eu tenho vergonha.sempre fui muito pobre venho de uma familia de 9 irmãos. não tinhamos como pagar tratamento odontológico então se vcs puderem me ajudar agradeceria muito moro atualmente em duque de caxias-RJ espero q vcs possam me ajudar QUE DEUS OS ABENÇOE

  25. silvana ramos disse:

    Boa tarde!
    Tenho 43 anos,assistindo o programa de Luciano Huck tive a oportunidade de saber que existem profissionais dedicados e humanos que dedicam uma parte da sua vida pra fazer o bem as pessoas, e por isso estou aqui atraves desta pedir ajuda.Tenho um problema de bruxismo que está causado desgaste no meu dentes da parte superior da frente e a perda de alguns dentes que fui perdendo no decorrer dos anos,procurei um dentista da rede publica e passei por uma consulta e ele me informou que tenho que colocar uma protese da parte superior e inferior pra substituir os dentes que faltam, e uma placa por causa do bruxismo.Percebi que a falta dos meu dentes, aos poucos me deixaram sorrir menos e isso tem me deixado muito triste e com alto estima baixo, não tenho condições de pagar um tratamento dentário pois o meu salário é pouco e ajudo com o orçamento familiar, gostaria que vocês me ajudassem.

  26. Maria aparecida lucio disse:

    Gostaria de poder sorrir pelo amor de Deus má ajudem voluntários sou depressiva pois nem conheci meus dentes aos 7anos já usava dentadura lá em minas acreditem eu reencontrei a esperança de implantes hoje no Luciano hulk por faço e me avaliem

  27. Maria José França disse:

    Meu nome é Maria José França – Turma do bem, gostaria muito que os Srs., me dessem uma ajuda, estou necessitado urgente fazer um tratamento dentário, para piorar me acidentei e estou com alguns dentes comprometidos,amanhã dia 20 / 09 vou fazer uma cirurgia na Mandibula, minha arcada dentária está torcida, sofro muitas dores, isso me impede de trabalhar, sou autônoma, trabalho em Feiras e Convenções. Devo ficar 30 ou 40 dias sem poder falar por causa da cirurgia que será realizada por um especialista BUCO-MAXILOFACIAL. Gostaria muito que me ajudassem neste processo, preciso voltar ao trabalho,pois o pouco dinheiro que tenho está no final por causa da falta de trabalho. De qualquer foma quero agradecer a atenção que me for dispensada. Grata, Maria José França – 21 2557-8467 E-mail: frança.mariajose@terra.com.br.

  28. Regina disse:

    Tenho 53 anos, sou casada e há tempos busco um tratamento dentário gratuito e de boa qualidade . Perdi vários dentes ao longo da vida , por falta de condições financeiras e muitas das vezes os dentistas ao qual eu podia pagar , não me davam condições para permanecer tratando e assim acabava por perder mais um dente.
    Tive , durante um bom periodo de minha vida belos dentes , o que era motivo até de orgulho e felicidade . Hoje, as gostosas gargalhadas que dava anteriormente , ficaram mais estreitas e se transformaram apenas num breve sorriso e isto me deixa muito triste . Tenho vergonha .
    Gostaria de ter a oportunidade de fazer um implante, só que não tenho como pagar os valores absurdos do mercado . Não que os dentistas não mereçam. Mas estou desempregada e cuido dos meus pais que já são idosos , restando para meu marido que não ganha muito , todas as despesas da casa.
    Sei que um dia terei que voltar ao mercado de trabalho e isto será mais um grande problema, mas tudo o que eu mais queria era voltar a ter um sorriso largo e uma saúde bucal .Onde posso encontrar tal tratamento ?
    Vi no Luciano Huck e entendi que talvez voces possam me ajudar. Por favor , me retornem .
    Estou pedindo socorro , se puderem me ajudar , ficarei muito grata .
    Nunca soube de voces , por que? Meu DEUS !!!
    Há 18 anos atrás, minha filha sofreu um acidente de balanço e quebrou dois dentes da frente . Ela tinha 9 Anos .Quem nos ajudou foi a Universidade Gama Filho . Hoje ela usa um pivo e também sofre muito com um dos dentes que ficou escuro com o canal e ninguém nunca nos falou de voces .
    por favor nos ajude .
    Desde já sou grata .
    Aguardo resposta.
    Com carinho , Regina

  29. Elionete disse:

    olá tenho 22 anos e a muito tempo não consigo sorrir nem mastigar direito,preciso muito da ajuda de vocês.sei que vocês fazem um trabalho incrível e como nn tenho condições financeira só um milagre mesmo tenho fé q vocês vão me ajudar

  30. denise da silveira disse:

    gostaria de saber como me inscrever para fazer um tratamento dentario com implante pois estou com dificuldades para me alimentar, dor e sem condiçôes de arcar com esta despaesa por esrar desmpregada.
    desde já agradeço a atenção.

  31. Cristiane Silva de Jesus disse:

    Boa tarde turma do bem, eu me chamo Cristiane e desde me usar dezesseis anos de idade uso prótese para minha tristeza e no a tenho condições de fazer prótese fixa como faço para me inscrever e conseguir me ajuda a sorrir de novo, desde já agradeço.

  32. Thalia disse:

    Ola .eu me chamo Thalia tenho 16 anos e estou escrevendo esse email pedindo uma ajuda eu sou portadora de uma doença chamada distrofia de cintura por conta dos remédios meu dente da frente acabou quebrando e ficou muito caro pra arrumar e minha mae não tem condições de pagar se puderem eu gostaria que me ajudasse ficaria muito feliz e agredecida pois tenho vergonha de rir por conta do dente obrigada pela atenção fiquem com Deus

  33. Maidú Maia disse:

    Gostaria de saber quando irão promover uma triagem desse porte em Juiz de Fora???
    Tenho 61 anos, não gostaria de perder mais dentes do que já perdi, mas sendo aposentada, os recursos ficam cada vez mais difíceis.
    Olhei a lista de dentista da Turma do Bem daqui da minha cidade e descobri 28 nomes, mas não sei como proceder para chegar até eles, o que dizer e como revindicar algum tipo de serviço.
    Por favor me orientem….

  34. silvia helena disse:

    Boa Noite,moro aqui no rio de janeiro e gostaria de saber quando e onde a turma do bem vai estar atuando aqui,pois tenho grande perda de dentes e por isto não consigo sorri como gostaria

  35. Odila C. Loschi disse:

    Olá, Tenho 60 anos e o meu sonho sempre foi e ainda é ter dentes sem que sejam prótese, antigamente já que tenho 60 anos e moro no interior do estado de S.P. nem se ouvia falar em implantes dentários, mesmo depois que este procedimento tornou-se mais comum nunca tive dinheiro para faze-lo, pois é muito caro, acho que no Brasil os tratamentos dentários em geral são muito caros, por isso ser um país de desdentados. ainda alimento este sonho, amo a iniciativa de vocês que fazem este trabalho voluntário, sei que não podem atender todo mundo que pede, mais de qualquer forma escrevi, quem sabe ainda consigo realizar meu sonho. senão fica minha sincera admiração da mesma forma. quem sabe um dia não haverá tantas pessoas infelizes por falta de seu próprio sorriso.

  36. Márcia Mª G. Martins disse:

    Oi meu nome é Márcia, tenho 48 anos. Assisti no programa do Luciano Hulk o trabalho de vocês. Eu sei que tem muitas pessoas que estão precisando da ajuda de vocês e eu sou mais uma da lista. Sempre tive problemas na gengiva que afetaram meus dentes. Perdi vários e uso atualmente uma prótese, mas me machuca muitos, vivo com a boca inflamada e os poucos dentes que me restam estão ficando moles. Acho que minha unica solução e implante,mas não tenho condições nenhuma de pagar, mesmo trabalhando. Trabalho num local publico, mas quase não sorrio, tenho vergonha, não é só estética é minha saúde que está sendo afetada. Tenho medo de acabar tendo algo pior. Por favor se poderem me ajudar ficaria muito grata. De qualquer forma já me sinto feliz por já terem ajudado tantas outras pessoas. Fiquem com Deus, continuem nessa luta, pois nós precisamos muito de pessoas como vocês. Um grande abraço.

  37. Márcia Mª G. Martins disse:

    Boa tarde!

    Obrigada por me responderem, mas eu moro no Rio de Janeiro, será consigo mesmo morando em outra cidade?
    De qualquer forma vou entrar em contato, mas uma vez muito obrigada.

    Um grande abraço!!!!!

  38. Danuzia Correa Carluccio disse:

    Boa tarde! Assisti agora no Jornal Hoje, na Globo uma matéria que aparece adultos sendo atendidos. Mas aqui pelo net diz que é somente para crianças e adolecente. Gostaria de saber se vocês atendem adultos também! Moro no Rio de Janeiro. Obrigada ✌

  39. Miriã disse:

    Meu nome é Miriã, tenho 48 anos. Uso prótese parcial. Sofri um acidente quando criança. Não tenho condições de arcar com os custos de um implante dentário, e sabendo do programa de vcs, gostaria de poder ser contemplada com essa doação. Desde já agradeço . Miriã

  40. adonis disse:

    sou ex presidente de uma comunidade de assentados no município de flores de goias onde existe 74 família do lado de goias mais 73 do lado de minas gerais . todos presisando de um tratamento odontológico… Existe alguma possibilidade de atendimento a esta comunidade?… grato

  41. rosicleide disse:

    oi, vai ter em Recife, e voces colocam aparelho?

Comente

Deixe aqui sua opinião...