Um novo medicamento de alta tecnologia no controle de sangramentos para pacientes com Hemofilia A estará disponível em até seis meses, gratuitamente, nos hemocentros do Brasil. A notícia foi anunciada pelo Ministério da Saúde.

O medicamento fator VIII recombinante tem a vantagem de não depender de doações de sangue, o que limita a produção. Falando nisso, o ministério garante que o Brasil conseguirá atender aproximadamente 90% dos portadores da doença, com exceção dos pacientes intolerantes ao tratamento, porque o medicamento passará a ser produzido no País.

A doença

A hemofilia é uma doença hemorrágica, de herança genética, que leva à perda de mobilidade do paciente. A forma mais grave da doença é caracterizada por sangramentos em uma mesma articulação, que pode levar ao dano articular e em alguns casos à invalidez.

Os portadores dependem de transfusões de sangue repetidas e da administração dos fatores de coagulação que eles não conseguem produzir. Nos hemofílicos do tipo A, o fator da coagulação que está faltando no corpo da pessoa é o fator VIII, e é esse que deve ser reposto.

COMENTÁRIOS:

Comentários

2 Respostas para “Novo medicamento gratuito para hemofílicos”
  1. daniela disse:

    tenho um amigo que é portador da doença

  2. daniela disse:

    tenho um amigo que é portador da hemofilia

Comente

Deixe aqui sua opinião...