Dados do mercado de planos de saúde e planos odontológicos já estão disponíveis para consulta dentro do Relatório FOCO, da Agência Nacional de Saúde Suplementar. A publicação traz informações referentes a setembro de 2012.

No Brasil, o número de pessoas que utilizam planos de saúde (planos de assistência médica) chegou a 48,7 milhões em setembro de 2012. Em percentual, significa que 25,1% da população está coberta por plano privado. Os planos odontológicos, por sua vez, contam com 18,4 milhões beneficiários.

Dentro desse rol, 37,4 milhões de beneficiários estão em planos coletivos de assistência médica. Os planos coletivos empresariais continuam crescendo, chegando a 30,8 milhões em setembro de 2012, com crescimento de 31,7% em relação a dezembro de 2008. Já os planos coletivos por adesão mantiveram a tendência de redução e atingiram, nesse mês, 6,6 milhões de beneficiários, 5,9% menos que em dezembro de 2008.

Outro ponto de destaque do relatório é o gasto médio das operadoras com internações e consultas, índice que apresentou crescimento em 2011: 9,2% para internações e 5,0% para consultas. Desde 2007, o custo médio por internação teve um acréscimo de 55,1%, ao passo que, com consultas, o gasto médio das operadoras cresceu 24,4%.

A ANS ressalta que as variações nos preços de serviços médicos refletem a dinâmica local do setor de saúde. Para os dados são avaliados seis regiões metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Recife.

Veja o Relatório FOCO na íntegra

COMENTÁRIOS:

Comente

Deixe aqui sua opinião...