Com a missão de preparar a retrospectiva 2012 – categoria por categoria – chegamos a uma conclusão: precisamos bater em “algumas teclas” mais uma vez em 2013. Nos últimos dias publicamos os destaques da Saúde Social e Saúde Cultural, agora, na sequência, confira o que de mais importante aconteceu na Saúde Ambiental ao longo do ano.

Neste ano fizemos uma cobertura especial sobre a reciclagem. Informações que se tornam cada vez mais importantes em um mundo cada vez mais “descartável”. Você acompanhou o nosso Especial Lixo que contou de forma detalhada e simples o lugar certo pra cada tipo de lixo. Mostramos também soluções naturais que substituem de forma eficiente produtos como detergente, multiuso e anti-mofo para limpar a casa. Um dos Top Posts do blog!

Tratamos com muita importância da política ambiental, das diversas pesquisas e descobertas da ciência, acompanhamos o Rio+20, levantamos discussões sobre a nossa responsabilidade em cuidar dos recursos naturais e muitos outros temas dentro da categoria. Confira: 

Especial Lixo

Metal, Papel, Plástico e Vidro: o que deve ser depositado como reciclável e o que deve ir para o lixo comum.

O “lixo eletrônico” se tornou um grande problema atual. Saiba o que fazer para não prejudicar a natureza.

Saber o destino correto para o seu lixo é muito importante. Com isso podemos evitar muitos transtornos!

Pesquisa revela que apenas 36% da população do país conta com coleta seletiva em suas residências. Entre aqueles que não possuem acesso ao serviço, 85% se dizem dispostos a separar os resíduos corretamente, se tiverem onde depositá-lo.

É possível ter flores lindas e alimentos mais saborosos sem precisar de um quintalzão nem sofrer com o cheiro ruim. Descubra como!

Em 2011, foram recicladas 250 mil toneladas de latinhas.

O Brasil é um dos países que mais recicla alumínio. E ainda: somos campeões na reciclagem de latinhas.

Prefeitura inicia projeto de coleta de lixo em contêineres subterrâneos. São Paulo já tem três pontos instalados.

Onde muitos enxergam lixo, outros enxergam a oportunidade de criar.

Você sabia?

INCA promove campanha “Cigarro não combina com a saúde do planeta. Nem com a sua”.

Brasil ocupa a 12ª posição.

Responsabilidade

A gestão eficiente de recursos hídricos e do esgoto é um desafio urgente para o país. De cada 100 litros de água coletados, apenas 64 chegam sãos e salvos na casa do brasileiro, diz ONG.

Dilma Rousseff sancionou novo Código Florestal com nove vetos ao texto aprovado no Congresso.

Hoje, 04 de outubro, é Dia de São Francisco de Assis, protetor dos animais e padroeiro da ecologia.

Cartilha ilustrada “O Futuro que Queremos” apresenta aos jovens leitores os conceitos que serão discutidos no Rio +20.

Truques e tecnologia

Descubra as soluções naturais, que substituem de forma eficiente produtos como detergente, multiuso, antimofo, para limpar a casa. Você economiza e ajuda o meio ambiente!

Raiz e resíduos da mandioca são comparáveis aos oferecidos pela cana-de-açúcar.

Com o calor acima da média e a umidade do ar em índices de alerta nossa saúde fica prejudicada. Confira dicas para manter o seu bem estar e afastar os problemas que o clima pode causar.

Quem se preocupa em cultivar sua própria horta e garantir a qualidade de seus alimentos orgânicos vai gostar muito dessa ideia prática e útil!

Curiosidades

Pode ser um barulho incômodo ou um canto gostoso, o fato é que os grilos querem dizer alguma coisa, basta você saber escutar.

Um caminhão de 18 rodas movido a diesel precisa rodar 230 km para soltar a mesma quantidade de partículas de um único hambúrguer feito na chapa.

Depois da campanha “Faça xixi no banho”, o xixi humano ganha destaque e é estudado por cientistas ao redor do mundo como uma nova fonte de energia limpa e renovável.

Em um minuto, 1,8 trilhões de litros de água são usados nos EUA e mais de 5,500 espécies de animais se tornam ameaçados de extinção.

Essa ação social, sustentável e artística tem como objetivo alcançar a visibilidade dos catadores de lixo para que a reciclagem seja feita de forma segura e digna.

 

COMENTÁRIOS:

Comente

Deixe aqui sua opinião...