A nossa equipe de redatores preparou diversos posts de Retrospectiva 2012. Isto porque assunto é o que não falta nos 8 âmbitos da saúde – física, profissional, mental, financeira, ambiental, espiritual, cultural e social –, além de outros temas relevantes e que merecem destaques à parte. Neste post, traçamos o que de mais importante aconteceu na Saúde Social ao longo do ano.

Sem dúvida, a adoção (e produção) de novos medicamentos à rede pública de saúde trouxe um ganho social imenso ao Brasil. Um dos exemplos é a produção nacional – já em 2013 – de medicamento para tratamento do câncer. Nesse campo, outros medicamentos foram incorporados ao SUS, como o de asma e doença pulmonar. Ao todo, o governo anunciou a produção nacional de 19 medicamentos e duas vacinas.

Temas que também levantaram discussão, como a nova lei seca, a volta de remédios ao alcance dos consumidores nas gôndolas, a polêmica sobre implantes mamários da marca PIP, a opção de ter ou não tratamento quando se está em fase terminal, interrupção da gestação de feto com anencefalia, as suspensões e novas resoluções da Anvisa, os alunos que foram “chipados” no Distrito Federal, entre outros, você confere nas próximas linhas:

Para um tratamento melhor

Tratamento testado no HC de Ribeirão Preto faz com que 21 dos 25 voluntários, todos portadores do tipo 1 da doença, deixem de receber as aplicações.

Descoberta leva a uma abordagem inovadora no combate à doença, a partir do estudo de pessoas que contraíram o vírus HIV, mas nunca adoeceram.

Novas normas

Além de aumentar as multas, a nova lei permite que outras provas além do bafômetro, como vídeos e relatos de testemunhas, possam ser usadas para confirmar a embriaguez.

As provas demonstraram que há deficiências na formação dos estudantes em campos essenciais do conhecimento médico.

A partir de agora, os pacientes que não têm qualquer possibilidade de recuperação podem escolher se querem ou não passar por tratamentos invasivos ou dolorosos.

Remédios que não precisam de receita, como analgésicos e antitérmicos, poderão ser vendidos fora do balcão.

Justiça estende licença-maternidade de 120 dias para toda mãe que adotar criança ou adolescente de qualquer idade.

Um julgamento que causou polêmica até nas redes sociais teve seu veredito após 2 dias de votação: oito votos favoráveis e dois contrários.

O Código Penal foi alterado com novas leis que definem os crimes cibernéticos e instituem as penas.

Facilidades

Receita Federal criou um formulário para ajudar a regularização do documento. Procedimento é online e gratuito.

Bancos públicos e agências de Correios continuam oferecendo o serviço de inscrição do CPF, mas com custo.

A adesão aos novos serviços é facultativa e os trabalhadores que quiserem permanecer no modelo anterior continuarão recebendo o extrato bimestral do FGTS.

Medicamentos

Previsão é de que em 2013 sejam entregues ao SUS cerca de 4 milhões de comprimidos do medicamento.

Foram firmadas 20 parcerias com laboratórios internacionais.

Os descongestionantes, as vitaminas, os analgésicos à base de dipirona, a pílula anticoncepcional, os antigripais e os calmantes são os medicamentos mais vendidos nas farmácias do País.

Pacientes que sofrem com a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) passarão a ter acesso a medicamentos para tratar os sintomas da patologia.

Três medicamentos diferentes para tratar doenças respiratórias serão incluídos no programa Saúde Não Tem Preço, possibilitando a população de retirá-los gratuitamente nas farmácias que fazem parte do programa.

Programas

Gestantes receberão auxílio financeiro ao se deslocarem para realizar exames pré-natais ou até mesmo o próprio parto.

Suspensões e resoluções da Anvisa

Está suspenso em todo o País a distribuição, o comércio e o uso de 31 lotes do medicamento.

Resolução visa facilitar a identificação pelos consumidores e profissionais de saúde das diferenças entre produtos com a alegação light.

Anvisa prepara, até o final do ano, proposta de regulamento para os produtos da Medicina Tradicional da China (MTC).

Estimativas do governo apontam que o produto é responsável por quase 60% dos 8 mil casos de intoxicação relacionados a chumbinho no Brasil todos os anos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, no Diário Oficial da União, a suspensão, interdição cautelar e recolhimento voluntário de produtos com irregularidades. Veja quais são.

Os implantes de silicone que geraram tanta polêmica foram finalmente analisados e a Anvisa pode concluir que eles realmente rompem com maior facilidade. Entretanto, não apresentam risco de câncer.

O Truvada ajuda a impedir a proliferação do vírus no organismo, o que o torna uma poderosa arma de prevenção. Entretanto, o Ministério da Saúde ainda não decidiu como irá usá-lo em suas estratégias.

Comportamento e campanhas

O chip foi fixado no uniforme de uma turma no Distrito Federal.

Na escola, dentro do trabalho ou até pela Internet, as condutas agressivas se assemelham. Entenda as diferenças entre os três termos.

Diferença não é doença! Série educativa ensina como conviver com pessoas especiais.

Muitas mulheres prejudicam a própria saúde influenciadas pelas modelos das revistas de moda. E se as edições deixassem de usar mulheres excessivamente magras? E se as revistas apoiassem a saúde? É uma iniciativa que vai virar moda!

Uma máquina de água suja engarrafada por $1, colocada no meio de Nova York, mobilizou os moradores de primeiro mundo sobre a realidade que milhões de crianças vivem: a falta de água limpa e saneamento básico.

100% de esforço onde houver 1% de chance.

Toda pessoa no mundo está conectada a qualquer outra pessoa por, no máximo, seis outras pessoas.

COMENTÁRIOS:

Comente

Deixe aqui sua opinião...