A nossa equipe de redatores preparou diversos posts de Retrospectiva 2012. Isto porque assunto é o que não falta nos 8 âmbitos da saúde – física, profissional, mental, financeira, ambiental, espiritual, cultural e social –, além de outros temas relevantes e que merecem destaques à parte. Neste post, traçamos o que de mais importante aconteceu na Saúde Cultural ao longo do ano.

Este ano foi um ano bem produtivo no que diz respeito a cultura. Infelizmente tivemos uma perda grandiosa,  o arquiteto Oscar Niemeyer, que revolucionou e fez obras memoráveis, que destacamos aqui no blog para vocês.

Também neste ano passamos a nos conscientizar ainda mais quanto às ações coletivas. Sim, elas fazem grande diferença! Um grupo de amigos criou uma rede social para estimular o voluntariado, um grupo de pessoas criou uma página na internet para fazer uma “vaquinha” com intuito de ajudar animais carentes. Um ex-morador de rua resolveu colocar uma bicicleta em cima de duas rodas para levar livros àqueles que não têm acesso, e ampliar o número de leitores. Tivemos uma infinidade delas, visando colaborar com as mais diversas áreas.

Ações do governo também mereceram a nossa atenção, como o vale-cultura: projeto de lei institui um benefício que garante descontos em teatros, cinemas, shows musicais e museus aos trabalhadores de carteira assinada. Ou ainda a Lei das Cotas nas universidades federais, que reserva 50% das vagas nos processos seletivos de universidades e institutos federais para alunos que cursaram todo o ensino médio na escola pública. Entre muitos outros assuntos, que merecem ser relembrados e trazemos para vocês nas próximas linhas:

Fazendo a diferença:

Com restos de objetos encontrados no aterro sanitário, surgiu a “The Recycled Orchestra”, um grupo musical integrado por crianças e adolescentes no Paraguai.

Atados – rede social estimula voluntariado em São Paulo. Oferece mais de mil oportunidades, em 150 diferentes funções, e promete ser ponte entre pessoas que querem doar tempo para boas causas e instituições que precisam de apoio

Além do atendimento leito a leito a crianças, os mestres circenses buscam uma ação mais focada na sensibilização dos profissionais de saúde, da equipe administrativa e dos familiares dos pacientes.

Toda semana, funcionários e pacientes do Hospital das Clínicas da USP dedicam uma hora do dia para exercer uma atividade pouco convencional em um ambiente médico: produzir palhacinhos com produtos recicláveis, que serão distribuídos para crianças e instituições.

Projetos criativos para desenvolver a cidade e engajar a comunidade local.

Xô preconceito: revistinha vai levar informações sobre o vírus da AIDS com linguagem leve e mais fácil para o entendimento das crianças.

A bicicloteca é uma biblioteca que vai até você! Com o objetivo de levar literatura aos moradores de rua o projeto vem tomando as ruas; conta hoje com 40 mil livros e planeja expansão

Projeto incentiva a leitura.  “Pague Quanto Acha Que Vale”. Como a expressão diz, os livros não têm preço, fica a critério do comprador julgar o valor que deve ser pago.

O Ministério da Saúde, em parceria com o Facebook, lançou hoje (30) uma nova funcionalidade que pode ser agregada ao perfil da rede social: a declaração de “doador de órgãos”.

 Curiosidades:

Com apenas duas cores e uma frase, o pôster recebeu muitas paródias e versões diferentes. Mas afinal, de onde surgiu a frase? É uma história de guerra e inspiração.

Pensando nos países pobres, onde não existe água adequada para fazer a higiene pessoal, um rapaz de 22 anos cria um método de banho seco.

Devido à poluição causada pelos humanos, o aumento de nitrogênio no ar está fornecendo nutrientes o bastante para as plantas carnívoras, então elas ficam de boca fechada.

Pode parecer uma utopia, mas alguns médicos acreditam que é possível envelhecer sem “ficar velho”. Entretanto, a Medicina Antienvelhecimento não é uma especialidade médica reconhecida no Brasil.

Talvez a hora de tirar um band-aid cause tanta tensão como o momento em que o machucado foi feito. Entretanto, universidades desenvolvem tipo de curativo que se dissolve sobre a pele.

A teoria da relatividade, e=mc², cartas para a mãe, diário de viagens e mais 80 mil arquivos foram digitalizados e colocados online.

 Atenção:

Documentário “Muito além do peso” abre uma discussão importante: Houve um tempo em que o Brasil era o país da fome, hoje é o da obesidade. E quem sofre mais são as crianças!

Projeto de lei institui um benefício que garante descontos em teatros, cinemas, shows musicais e museus aos trabalhadores de carteira assinada.

O benefício da meia-entrada, que chega a atingir 90% do total da bilheteria de grandes shows internacionais, é apontado pelas produtoras como o grande vilão do setor.

Antes de fazer as compras de Natal pela internet, veja se o site não está nessa lista.

Entenda a nova lei que reserva 50% das vagas nos processos seletivos de universidades e institutos federais para alunos que cursaram todo o ensino médio na escola pública.

Os brasileiros ainda relutam em tratar de assuntos como aborto, prática ilegal no País.

Projeto de lei foi aprovado por unanimidade para proibir som alto nos ônibus. Música é só com fone de ouvido.

São relatos de testemunhas que vivenciaram os principais acontecimentos da humanidade durante a trajetória da Organização desde 1945 a 2005.

 

COMENTÁRIOS:

Comente

Deixe aqui sua opinião...