No Projeto Verão do Blog da Saúde vamos trazer informações importantes para você aproveitar com muita saúde a época mais esperada do ano. Neste primeiro post, destacamos um teste que avaliou a eficácia dos protetores solares disponíveis no mercado.

Hoje, há uma infinidade de produtos que prometem proteger a pele contra as queimaduras causadas pelo sol. Será que eles divulgam a verdade em seus rótulos?

A PROTESTE avaliou os protetores das seguintes marcas:

  • Nivea Sun
  • Banana Boat
  • Boticário
  • Sundown
  • Avon
  • Coppertone
  • Red Apple
  • L’Oreal Solar Expertise
  • La Roche-Posay Anthelios Hélioblock
  • Cenoura&Bronze
  • Huggies

Antes de saber os resultados, entenda alguns conceitos.

Primeiro: diferença entre FPS e UVA

O FPS mede a proteção contra os raios UVB (mais perigosos, queimam a pele e aumentam os riscos de lesões cancerígenas fatais). O valor do FPS informa o tempo a mais que você pode se expor ao sol, em comparação ao período que começaria a ter queimaduras caso não tivesse passado protetor. Por exemplo, com o FPS 30 você vai demorar 30 vezes mais para se queimar do que se não tivesse aplicado o produto.

O FP UVA mede a proteção contra os raios UVA, que causam escurecimento da pele, envelhecimento precoce e aparecimento ou piora do câncer.

Agora sim, vamos ao que interessa:

Dos protetores avaliados no teste para eficiência do FPS 30, o Nivea Sun e o Banana Boat são os piores por não cumprem com a indicação do rótulo. Vendem proteção 30, mas têm somente 13 e 10, respectivamente.

O Boticário, Sundown, Avon, Coppertone e Red Apple também foram considerados ruins, por terem FPS abaixo do anunciado: 25, 26, 27, 27 e 27, respectivamente. Os mais bem avaliados nesse item foram o L’Oreal Solar Expertise e o La Roche-Posay Anthelios Hélioblock. Quanto aos infantis, pode confiar: todos informam o FPS correto.

Já em relação à proteção UVA, Red Apple, para crianças, foi mal avaliado por apresentar uma proteção abaixo do esperado. O mesmo aconteceu com os protetores para adultos Cenoura&Bronze e Red Apple.

Os protetores Nivea Sun, Anthelios, Avon, Banana Boat (para adultos) e Sundown (adulto e infantil) não são eficazes no que se refere à fotoestabilidade. Quanto à resistência na água, nenhum dos produtos sai facilmente.

Avon e Nivea se espalham muito bem na pele:

Ao aplicar o produto, Nivea Sun, Anthelios, Banana Boat (adultos) e Solar Expertise (adultos e crianças) são líquidos demais, não facilitando o uso por escorrerem muito quando se aperta o frasco. Entre os que se espalham mais rápido e são mais facilmente absorvidos pela pele, estão Avon e Nivea, além dos infantis Huggies, Sundown e Red Apple.

Alguns produtos dizem ser, ainda, hidratantes. Os únicos que realmente se saíram muito bem nisso foram Solar Expertise, para adultos, e Nivea Sun infantil. Já em relação a uma possível irritação da pele, apenas o infantil Solar Expertise se mostrou levemente irritante.

Melhor do teste: a PROTESTE elegeu como melhores escolhas o Nivea Sun Infantil e o Solar Expertise Adulto.

COMENTÁRIOS:

Comente

Deixe aqui sua opinião...