A biópsia é um procedimento que pode auxiliar no diagnóstico precoce de muitas doenças, mas apesar de ter uma função positiva, muitas pessoas acabam associando a algo ruim, com dor, e alimentam o medo de passar pelo exame. A biópsia consiste na retirada de um fragmento de tecido vivo para ser analisado e, através do resultado desta análise, pode-se estabelecer um diagnóstico para uma possível doença.

No racional, fica claro que é para o nosso bem, mas o emocional acaba dominando. Pensar em “retirar um pedaço” do corpo leva a crer que o procedimento é complexo, demorado e doloroso.

De acordo com médicos do Fleury Medicina e Saúde, não é preciso temer o procedimento. Para deixar isso claro e colocar o “racional” no controle, eles listaram as principais dúvidas e respectivas respostas sobre biópsias. Leia e compartilhe com seus amigos por e-mail, Facebook, Orkut, Twitter e Google+  clicando nos botões no final da matéria.

1 – Biopsia dói?

Em geral, não. Nos casos em que o paciente pode sentir dor, é feita anestesia.

2 – As biópsias precisam ser feitas necessariamente em ambiente hospitalar?

Não. Podem ser feitas em ambiente ambulatorial, desde que o local apresente boas condições de segurança para essa prática. Isso tem como vantagens a menor probabilidade de infecção relacionada ao procedimento, assim como mais comodidade e conforto, além de custos mais baixos.

3 – O procedimento é demorado?

Habitualmente, o procedimento em si não é demorado, mas, após alguns tipos biópsias, o paciente pode precisar permanecer em repouso por até cinco horas, por precaução, para monitorar possíveis complicações imediatas.

4 – E os resultados sempre demoram?

Não. Eles dependerão do tipo de análise que será feita no material obtido na biópsia e pode variar de algumas horas a até três dias.

5 – A biópsia custa caro?

Os exames que não envolvem internação costumam ter um preço mais baixo do que aqueles que exigem que o paciente seja internado.

6 – A biópsia pode envolver também algum tipo de tratamento, ou é apenas diagnóstica?

As biópsias têm objetivo diagnóstico, embora algumas vezes possam ser imediatamente seguidas por procedimentos terapêuticos. Por exemplo, após uma biópsia, procedimentos terapêuticos para minimizar dor e desconfortos podem ser necessários.

O Fleury inaugurou, em dezembro de 2011, o Centro de Procedimentos guiados por Imagem na Unidade Higienópolis, com o objetivo de proporcionar comodidade e segurança ao paciente que precisa fazer uma biópsia, em ambiente ambulatorial com estrutura adequada e segura para sua realização.

COMENTÁRIOS:

Comentários

2 Respostas para “Biópsia: tire suas dúvidas”
  1. Andréia disse:

    Bom dia!

    Gostaria de saber se o fato do material ter ido sem líquido fixador pode comprometer o resultado da biópsia.Alem disso,a analise foi realizada dias depois.Foi assim com o tumor retirado do meu irmão,que acusou no estudo histoquímico Gliobastoma grau IV.

  2. lucianapereira disse:

    quanto custa fazer uma biopsia mais enternasão

Comente

Deixe aqui sua opinião...