Pressão alta, açúcar e lipídios em excesso no sangue, além de obesidade, são fatores metabólicos que foram relacionados ao aumento do risco de morte por câncer de próstata em homens, de acordo com estudo publicado na revista “Cancer”, da Sociedade Americana do Câncer.

Os resultados da pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (22), sugerem que dieta e hábitos saudáveis para prever doenças no coração e diabetes ajudariam a reduzir a probabilidade de um homem morrer desta doença. O cientistas da Universidade Umeå, na Suécia, analisaram informações de aproximadamente 290 mil homens durante 12 anos. Durante o acompanhamento, 6.673 homens foram diagnosticados com a doença e 961 morreram.

Pressão alta e obesidade têm risco maior de óbito
A partir das observações, os estudiosos sugerem que o risco de morte por câncer de próstata é 36% maior em homens com índice de massa corpórea alta, e 62% maior em pacientes com pressão alta. A pesquisa não encontrou evidências que tais fatores metabólicos estão ligados ao desenvolvimento do câncer, mas aponta que, se a doença for desenvolvida em homens com tais características, o risco de morte é maior.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), entre todos os tipos de câncer no Brasil, o de próstata ainda atinge mais os homens que o de mama afeta as mulheres. Apesar de a próstata ser o problema mais frequente nos homens, com 60.180 novos casos previstos para 2012, o câncer de pulmão mata mais.

Casos previstos de câncer em homens no Brasil*

Próstata – 60.180
Traqueia, brônquios e pulmões – 17.210
Cólon e reto – 14.180
Estômago – 12.670
Cavidade oral – 9.990

Cânceres que mais matam homens no Brasil**

Traqueia, brônquios e pulmões – 13.677
Próstata – 12.778
Estômago – 8.633
Cólon, reto e ânus – 6.452
Esôfago – 5.923

* Estimativas para 2012
**Dados de 2010 do SUS

Fonte: Bem Estar

COMENTÁRIOS:

Comentários

Uma Resposta para “Risco de morte por câncer de próstata é maior em obeso, aponta estudo”
  1. Solidworks disse:

    Por estes motivos que é preciso cuidar da saúde desde cedo. Mas tem muita gente por aí que prefere achar que certas coisas nunca acontecem com elas, e apostar com a sorte… uma pena :/
    E o preconceito quanto aos exame para prevenir o câncer de próstata também é tão grande que muitos homens morrem por falta de cuidado mesmo.

Comente

Deixe aqui sua opinião...