Está no café da manhã o grande truque para perder e manter o peso. Essa teoria já é um consenso entre os médicos, na opinião do endocrinologista da Universidade de São (USP), Alfredo Halpern. O médico, que também participa do programa Bem Estar da Rede Globo, apresentou uma pesquisa do Instituto Ideafix que traçou o perfil da mulher brasileira com relação à satisfação com o seu próprio corpo, hábitos alimentares e empenho em manter o peso adequado.

Alfredo Halpern/ Imagem: divulgação

Um dos dados apresentados mostra que as mulheres estão de acordo com a teoria dos médicos, mas na prática a história é outra: do total de 800 mulheres entrevistadas, 70,8% concordam que tomar café da manhã é importante para manter o peso, entretanto, o almoço é a refeição mais frequente, revela a pesquisa.

Pergunta: pensando em uma semana típica, com que frequência você realiza as refeições diárias?
85,5% almoçam todos os dias;
71,5% tomam café da manhã todos os dias;
64% jantam todos os dias;

A atriz Taís Araújo também esteve na apresentação do estudo Ideafix, que foi encomendado pela marca de cereais matinais Nesfit Nestlé, e revelou que a gravidez mudou os seus hábitos alimentares. “Eu não costumava tomar café da manhã e só comecei quando engravidei. Depois, continuei porque estava amamentando e hoje já faz parte da minha rotina”, conta.

Taís Araújo / Imagem: divulgação

“Tome café da manhã como um Rei, almoce como um Príncipe e jante como um Mendigo”

A frase acima, que também virou título deste post, foi lembrada pelo endocrinologista e significa toda a importância das principais refeições do dia, mas não pense que “tomar café da manhã como um Rei” indica comer em abundância. A mensagem principal é comer os nutrientes certos para dar energia ao corpo, afinal, temos pela frente um longo dia.

Faltam nutrientes no café da manhã das mulheres brasileiras.
Pergunta: No café da manhã, você consome…

..os mais consumidos: 75,4% pães; 72% café; 66% manteiga/ margarina; 57,2% leite; 48,4% requeijão/ creamcheese/ queijo

..os menos consumidos: 88,2% refrigerantes; 81,9% cereais matinais industrializados; 81,1% granola; 77,5% biscoitos recheados; 64,5% sucos industrializados; 52,3% iogurte; 49,9% sucos naturais; 47,5% presunto/ salame/ peito de peru; 45,2% biscoitos salgados; e 43,2% frutas.

Dica: o que consumir pela manhã

Muitos estudos indicam que o consumo de cereais diminui a mortalidade por doenças cardiovasculares, reduz o risco de câncer e prolonga a vida, segundo Halpern. “Acredito no princípio de cereais matinais, principalmente, os integrais. O iogurte também é um alimento muito importante e fica muito bom com cereais”, completa.

Dietas funcionam?

Quando pensam em perder peso, a mudança na alimentação é mais frequente do que adotar uma atividade física. De acordo com o levantamento, que envolveu mulheres de 18 a 45 anos, das classes sociais A, B e C nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre, quase metade (44%) das entrevistadas já fizeram dieta alguma vez e 57,5% delas fizeram a dieta que foi recomendada pelas amigas.

Halpern alerta que as dietas radicais não funcionam e causam o efeito sanfona. “O caminho para resultados duradouros é comer na quantidade certa, sem excluir o sabor dos alimentos, somado à prática de atividade física”, conclui.

  • Mais sobre a pesquisa:

Mulheres culpam a falta de tempo para o sedentarismo – A falta de tempo é a principal razão para o sedentarismo, de acordo com 69,3% de um total de 800 mulheres entrevistadas pelo Instituto de Pesquisas Ideafix. Para elas, a rotina de trabalho e o cuidado com os filhos estão diretamente associados com essa “falta de tempo”. Leia o post completo.

Dieta virou ideia fixa na cabeça das mulheres – Quando o assunto é emagrecer, parece que todas as mulheres do mundo estão de dieta ou pensam em fazer alguma a qualquer momento. A pesquisa concluiu que esse desejo de emagrecer fica só na cabeça: quase a metade das mulheres (49,3%) não faz esforço algum para atingir suas metas; e entre as que querem manter o peso, 52,2% declararam não fazer nada. Leia o post completo.

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