Uma notícia publicada no site científico PHYS ORG vai trazer esperança para acabar com a miopia. Trata-se de uma lente de contato especial, desenvolvida para travar o avanço da miopia, quando diagnosticada em crianças.

A descoberta faz parte do estudo “Abordagens Óticas para o Controle da Progressão da Miopia: Evidência de Modelos Experimentais”, desenvolvido pelo cientista David Troilo da Universidade de Nova York, que será divulgado na próxima semana (17 de outubro) em Rochester, NY, durante um evento.

A miopia se desenvolve quando o olho é demasiado longo, o que torna difícil para focar a luz de objetos distantes sobre a retina. Hoje, os óculos ou lentes de contato que corrigem o foco no eixo visual principal podem criar um pequeno grau de hipermetropia na retina periférica, observa o cientista. A hipermetropia periférica pode ainda piorar a miopia porque, com o crescimento da criança, o olho também se alonga para mover a retina onde a luz é focada.

Experimentos com as lentes especiais mostraram que elas mudaram o crescimento olho e estado refrativo ou foco de uma forma previsível. As lentes reduziram com êxito o alongamento do olho que provoca a progressão da miopia.

A miopia afeta mais de 40% das pessoas nos EUA e até 90% das crianças em algumas partes da Ásia. O problema começa na infância e frequentemente progride com a idade.

COMENTÁRIOS:

Comente

Deixe aqui sua opinião...