Foto: National Cancer Institute/ divulgação UCR Today

O título do post parece mentira, não é? Mas é o que pesquisadores da Universidade da Califórnia (UC Riverside) descobriram: os hambúrgueres preparados em grelhas nas lanchonetes emitem uma grande quantidade de partículas poluentes no ar, mais do que os motores a diesel.

Perai, como uma grelha pode transformar um simples preparo de hambúrguer em uma ação mais poluente que um caminhão? A falta de regulamento explica isso.

Os equipamentos de cozinha comercial geram produtos de gordura, fumaça, calor e vapor de água e de combustão, uma combinação de emissões que não é fiscalizada, ao contrário dos caminhões.

Segundo a pesquisa, um caminhão de 18 rodas movido a diesel precisa rodar pouco mais de 230 quilômetros na estrada para soltar a mesma quantidade de partículas que um único hambúrguer feito na chapa.

Para avaliar os possíveis controles sobre essas emissões, a UC Riverside está realizando testes que envolvem “cozinhar um monte de hambúrgueres”. No final dos experimentos, os hambúrgueres são doados para um banco de alimentos.

Texto original UCR|Today  /Tradução livre.

COMENTÁRIOS:

Comente

Deixe aqui sua opinião...