Nos últimos dias, além do calor estar acima da média, a umidade relativa do ar se encontra baixa, em índice de alerta. O que causa certo incômodo e deixa nossa saúde vulnerável.

E com esse clima seco os problemas para o sistema respiratório são vários: os casos de pneumonia, gripe, sinusite, alergias e resfriado crescem até 25%, segundo a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, quando a baixa umidade do ar faz com que os índices de poluição aumentem.  Para além dos problemas respiratórios, o tempo seco pode causar dores de cabeça, irritações nos olhos, nariz, garganta e pele.

Por isso, alguns cuidados são importantíssimos. Nesse calorão, devemos ingerir líquido com frequência, mesmo sem sentir sede. Beba muita água, sucos ou água de coco. A alimentação também deve ser controlada, dar preferência a alimentos leves, como frutas.

Outro fator que devemos dar atenção especial é a nossa casa, evitando o acúmulo de poeira. Deixar o ambiente úmido ajuda para uma noite de sono calma e tranquila – caso não tenha um aparelho umidificador, pode usar toalhas molhadas ou recipientes com água para isso.

Os olhos e a pele não podem ser esquecidos. Com o clima seco, eles tendem a ficar ressecados, a dica aqui é: não tomar banho com água muito quente, passar creme hidratante sobre a pele e usar soro fisiológico nos olhos – e no nariz, caso esteja muito seco – para mantê-los sempre lubrificados.

Por fim, um recadinho especial aos praticantes de esporte. Prefiram as primeiras horas da manha ou à noite para realizar sua atividade física, nesses horários o clima seco não incomoda tanto.

É só dar uma atenção especial a esses cuidados que, certamente, afastaremos os incômodos que o clima pode causar!

COMENTÁRIOS:

Comentários

3 Respostas para “O clima seco está incomodando? Confira algumas dicas para melhorar a situação”
  1. Thais disse:

    ótimas dicas, obrigada!

  2. canton fair disse:

    A velha recomendação de deixar um vaso de água do lado da cama antes de dormir é uma ideia em períodos secos . Excelente texto, principalmente para quem mora em São Paulo.

Comente

Deixe aqui sua opinião...