Apesar da grande importância da visão em nossas vidas, a maioria das pessoas conhece pouco sobre como as doenças oftalmológicas ocorrem. Por isso, uma série de crenças – muitas delas infundadas – ganham credibilidade.

Para esclarecer mitos e verdades sobre a visão, segue abaixo orientações sobre quais hábitos e costumes podem prejudicar a saúde dos olhos.

 Ver televisão de perto pode prejudicar a visão

MITO. Ver televisão a menos de 3 metros de distância pode provocar cansaço ocular por forçar a acomodação e a convergência, mas não traz prejuízo para a visão. Outro aspecto interessante é assisti-la sempre com o local iluminado.

Óculos escuros protegem os olhos

VERDADE. Porém, é importante que as lentes sejam de boa qualidade para filtrar os raios ultravioletas e infravermelhos. Lentes que só escurecem e não possuem filtros são muito prejudiciais, pois as pupilas se dilatam e a quantidade de raios que penetra no olho é muito maior, podendo favorecer o aparecimento precoce de doenças como a catarata.

 Ler em ambientes escuros piora a visão

MITO. A leitura em locais pouco iluminados está longe de piorar a miopia, a hipermetropia ou o astigmatismo. O que pode acontecer é a sensação de cansaço dos olhos, já que é preciso forçá-los mais para enxergar, e dor de cabeça, pelo mesmo motivo. Por isto é melhor evitar.

 Não se deve dormir de lentes de contato

VERDADE. A lente é hidrofílica, ou seja, ela absorve água. Dormindo não há estímulo para a produção de lágrima porque não piscamos, logo, os olhos ficam ressecados.

 O computador estraga a visão

MITO. Não há nenhum estudo científico comprovando que os computadores sejam prejudiciais aos olhos. A quantidade de radiação ultravioleta emitida pelo computador está bem abaixo daquela que provoca catarata e outras doenças oculares, mesmo após um longo período de exposição. Uma variedade de sintomas, como dor de cabeça, ardor, visão embaçada, pode ocorrer após o uso excessivo do computador. Recomenda-se um descanso de 10 minutos para cada hora de trabalho à frente do computador. É importante uma avaliação oftalmológica para avaliar a necessidade de uso de óculos e observar a distância correta do monitor e do texto, boa iluminação e postura correta, para minimizar o cansaço provocado pelo uso excessivo do computador.

“Cuide de sua visão! Consulte o oftalmologista periodicamente.”

 Fonte: Equipe Qualidade de Vida Victory

COMENTÁRIOS:

Comentários

Uma Resposta para “Mitos e verdades sobre os hábitos que podem prejudicar a sua visão”
  1. preciso tomar cuidado rs

Comente

Deixe aqui sua opinião...