Mais um passo foi dado para a oferta gratuita da vacina contra o HPV. Tramita um Projeto de Lei que prevê imunização de meninas com idade entre 9 e 13 anos contra o papilomavírus humano (HPV) pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ele foi aprovado em turno suplementar pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e agora segue para a Câmara dos Deputados, segundo informações da agência Senado.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação em meninas nessa faixa etária é mais eficaz e representa maior economia para a saúde pública.

O texto aprovado também reforça o cuidado com procedimentos de prevenção, como o exame Papanicolau e ações de combate ao câncer de colo de útero.

A vacinação deve priorizar regiões com menor cobertura de exames de prevenção contra esse tipo de câncer.

Marta Suplicy, relatora do projeto, observou que apenas no primeiro ano será exigido um orçamento maior para a vacinação – cerca de R$ 600 milhões, segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde. Já nos anos subsequentes esse valor passará para R$ 150 milhões, pois serão vacinadas somente as meninas que entrarem nesse grupo.

  • Acompanhe o Projeto de Lei (PLS 238/2011) no site do Senado.

Vamos aguardar esse projeto importantíssimo passar pela Câmara dos Deputados, depois seguir para as mãos da nossa presidente e, enfim, ser sancionado o quanto antes.

COMENTÁRIOS:

Comente

Deixe aqui sua opinião...