Já imaginou usar um rolo de macarrão para diminuir a enxaqueca ou um cabo de vassoura para sanar as dores nas pernas? O Instituto Patrícia Lacombe traz dicas de como aliviar as dores no corpo e, principalmente, na coluna aplicando métodos da Ginástica Holística com utensílios domésticos. Eles podem ser os aliados perfeitos das dores e desconfortos provenientes de doenças como estresse, osteoporose, artrite, artrose, hérnia de disco e algumas outras, que atrapalham as atividades diárias e afastam o sono.

A Ginástica Holística atua sobre a respiração, o equilíbrio e o tônus muscular, além de contribuir diretamente para melhorar todas as funções do praticante. Os exercícios utilizam o corpo na sua globalidade e fazem com que através de um trabalho postural a qualidade de vida e o bem estar se tornem fatores primordiais na vida dos alunos. A técnica desenvolve a percepção apurada dos limites do corpo, sua relação com o ambiente e a coordenação dos movimentos.

Alivie a dor usando o que tem em casa:

  • Limão da geladeira – a fruta é ótima para movimentos que irão afastar incômodos nas costas;
  • Também é possível pegar um tubo de PVC, de 100 mm de diâmetro, e colocar na região da coluna para diminuir problemas na lombar;
  • Uma parte do cabide pode sair das peças de roupas e ir para a região dos pés;
  • Já a garrafa PET pode ser utilizada na região da panturrilha para melhorar a circulação sanguínea e a postura daqueles que ficam muito tempo em pé ou sentado;
  • O saquinho de feijão ou de sal é responsável pelo conforto nas costas;
  • A colher de pau na região dos trapézios pode trazer relaxamento e reposicionar os ombros;
  • Um livro na cabeça pode massageá-la.

“São mais de 800 movimentos que tratam dores, melhoram a postura e a capacidade respiratória. Tudo isso, visando facilidades para as atividades cotidianas”, explica a fisioterapeuta Patrícia Lacombe.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 80% da população mundial enfrenta ou vai enfrentar algum tipo de dor na coluna.

O Instituto Patrícia Lacombe, especializado em Ginástica Holística, realiza, em média, 20 mil atendimentos por mês, em quatro estados do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Paraná.

Patrícia Lacombe, fundadora do instituto, é a única representante no Brasil e na América Latina para a formação de novos profissionais de Ginástica Holística. Além disso, a fisioterapeuta também é presidente da A.B.G.H. (Associação Brasileira de Ginástica Holística).

COMENTÁRIOS:

Comente

Deixe aqui sua opinião...