Projeto de Lei em votação *terminativa na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) reivindica o direito de cirurgia plástica reparadora, em atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), para mulheres com mamas mutiladas em decorrência de tratamento de câncer.

De acordo com a proposta (PLS 43/2012), de autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), o procedimento reparador seria feito no mesmo momento da intervenção cirúrgica oncológica, nas duas mamas, garantindo simetria e reconstrução de aréolas e mamilos. A plástica somente não será realizada se houver contraindicação médica ou recusa da paciente.

Vanessa explica na justificativa do projeto que a Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda o procedimento de imediata reconstrução da mama. No entanto, a cirurgia reparadora não vem sendo feita de forma frequente.

  • Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) e da Sociedade Brasileira de Mastologia revelam que menos de 10% das pacientes que passam pela cirurgia de retirada das mamas saem dos centros cirúrgicos com a plástica reparadora.

*Depois da votação em decisão terminativa tomada por uma comissão, alguns projetos não vão a Plenário: eles são enviados diretamente à Câmara dos Deputados, encaminhados à sanção, promulgados ou arquivados.

Com informações da Agência Senado

COMENTÁRIOS:

Comentários

Uma Resposta para “Câncer de mama: o direito à cirurgia plástica reparadora”
  1. Inácia A. de Souza disse:

    Estou buscando ajuda! Estou fazendo tratamento de câncer de mama desde 2011 no hospital da lagoa.
    Em dezembro de 2012 o tumor rompeu-se sozinho e o silicone saiu. Então, foi solicitado a cirurgia plastica , mas a recepção alegou que estava no final do ano e eu teria que aguardar a virada do ano. Quando o ano virou, ou seja: 2013, fui informada que a presidente Dilma havia mudado tudo e eu teria que inscrever-me no posto de origem e aguardar no sistema. Até hoje estou aguardando! O câncer passou para o pulmão e ossos. Apelei pra tudo e nenhuma solução. O que fazer?

Comente

Deixe aqui sua opinião...