Para garantir um passeio saudável, a PROTESTE realizou um teste com as pipocas de diferentes redes de cinemas e constatou que esse hábito que parece inofensivo, a longo e médio prazo, pode causar obesidade e até hipertensão.

No laboratório o teste foi feito com pipocas das maiores redes de cinema de São Paulo – Cinemark, UCI e Kinoplex. Para uniformizar as amostras foram utilizadas pipocas sem manteiga e sem sal e, em seguida, cada pacote foi pesado. O objetivo foi analisar o valor energético, gordura total, saturada, trans e a quantidade de sal nos tamanhos pequeno, médio e grande.

Após o teste ficou evidente que em algumas redes ao pedir os tamanhos médio ou grande você pode ingerir até mais de 50% além do total da sua necessidade calórica diária, que é de 2000 Kcal. Como no caso do kinoplex Vila Olímpia onde a pipoca grande ultrapassa 1100Kcal e no Cinemark Shopping SP Market, o pacote chega a quase 900Kcal.

Segundo a Food Standards Agency – Agência Regulatória do Reino Unido (FSA), os alimentos com teor de gordura total e saturada maiores que 20% e 5%, são classificados com “alto teor” destes nutrientes. Para o sal, este limite é 1,5%. Na pesquisa o Kinoplex apresentou “alto teor” de gorduras em todos os cinemas testados.

A dica é consumir com moderação escolhendo pacotes menores ou optar pelo tamanho grande caso divida com outra pessoa. Lembre-se também de escolher sem manteiga e sem sal e na hora de salgar sua pipoca seja comedido, levando-se em conta que cada sachê possui 1g de sal, e a quantidade máxima de ingestão recomendada pela OMS é de 5g/dia.

 – A referência para avaliação das gorduras totais, saturadas e sal foi à escala da FSA – Food Standards Agency – Agência Regulatória do Reino Unido.

- A avaliação da gordura trans foi feita segundo a Organização Mundial da Saúde.

- O valor energético não foi avaliado.

 Pipoca também faz bem

A pipoca pura é um alimento saudável, por possuir nutrientes importantes para a saúde do organismo humano. O óleo e o sal são os “bandidos” da história. E quem pensa que é melhor usar margarina e manteiga, se engana, pois saturam mais rápido que o óleo, alertam nutricionistas.

Por ser um cereal integral natural, a pipoca está associada ao auxílio no controle do peso corporal e na redução do risco de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares. Contém altas doses de polifenóis, antioxidantes que protegem as células do organismo contra os danos causados pelos radicais livres, ou seja, desacelera o envelhecimento. O alimento também possui grande quantidade de fibras, o que é bom para o funcionamento intestinal.

Para obter todos esses benefícios da pipoca, o modo de preparo é o ponto-chave. O truque é aquecer primeiro o óleo, em pouca quantidade, e depois colocar o milho. Assim, o milho estoura mais rápido e não precisa de tanta gordura.

Receita pipoca saudável

Priscila Di Ciero, nutricionista especialista em Nutrição Esportiva, compartilhou com o Blog da Saúde uma sugestão de pipoca saudável, que leva óleo de coco, cacau e canela. Ela explica sua receita:

“O óleo de coco é rico em TCM, um tipo de gordura que dá disposição e ótimo para usar no preparo de pratos quentes. O cacau possui flavonoides que ajudam no combate aos radicais livres e mantém a pele bonita e jovem. A canela tem sido muito estudada por seu papel na resistência a insulina (o que leva ao acúmulo de gordura abdominal, dentre outros problemas sérios). Ajuda a controlar o pico de insulina após refeições, o que pode contribuir (junto com uma dieta balanceada) a controlar o acúmulo de gordura corporal. Com pouco açúcar, essa pipoca dá muita saciedade e substitui a receita tradicional onde se usa muita gordura e muito açúcar”.

Pipoca no óleo de coco e canela

Ingredientes

1/2xícara de chá de milho

1 colher de sopa de óleo de coco

2 colheres de chá de canela em pó

2 colheres de sopa de cacau em pó

2 colheres de chá cheias de açúcar baunilhado

Instruções

Em uma panela, derreta o óleo de coco com o cacau em pó e o açúcar baunilhado. Inclua o milho da pipoca e mexa bem. Tampe até começar a estourar. Movimente a panela tampada em sentido circular para os grãos deslizarem e não queimarem. Deixe no fogo até estourar todo o milho. Quando pronto, salpique canela em pó e sirva!

*Com informações da PROTESTE

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