Quantas vezes não ouvimos a expressão “não coloque os cotovelos na mesa”? Usamos muito os cotovelos e os joelhos como apoio e, por isso, são regiões onde a pele fica diferente, talvez um pouco grossa e com descamação se não cuidar adequadamente. Nesta época fria do ano, a tendência é tomar banhos cada vez mais quentes e prolongados, o que deve ser evitado.

O dermatologista Fernando Passos de Freitas contou ao Blog da Saúde o que deve ser feito para obter uma pele saudável e hidratada. “Primeiro, alguns hábitos devem ser revistos. Evitar banhos quentes e longos é um deles. Quanto maior a duração do contato com a água (naturalmente mais quente nesta estação) e quanto mais alta for a temperatura, maior será a desidratação do tecido,consequentemente maiores serão o ressecamento, a coceira e a suscetibilidade às infecções oportunistas, sejam elas virais, fúngicas ou bacterianas”, diz.

Esfoliação

Mesmo no frio, a esfoliação é indicada para ser feita no corpo todo, de acordo com a necessidade de cada tipo de pele. Esse processo deve ser feito suavemente para não causar sensibilidade na pele. “Para a esfoliação cabe uma rotina semanal e até quinzenal. Lembrando sempre que após qualquer tipo de esfoliação, a hidratação deve ser imediata”, comenta Freitas.

Óleo ou creme?

Hoje, há uma infinidade de produtos para hidratação.

A escolha vai de acordo com a necessidade, adaptação e tipo de pele. Os hidratantes à base de ureia, por exemplo, geralmente são mais eficazes que os normais, explica o dermatologista. “Dependendo da concentração, componentes como a ureia, os óleos de amêndoas, silicone, girassol, entre outros, são ótimos associados ao tratamento preventivo”.

Outra forma de potencializar a hidratação é o uso conjunto de óleo e creme, nos casos de pele muito ressecada. Talvez a sua não esteja precisando dessa combinação, mas certamente os cotovelos e os joelhos necessitam. Na Europa, usa-se muito a vaselina para hidratação, no próprio rótulo do produto vem essa indicação, o que não deixa de ser também uma boa alternativa.

“Trocando em miúdos, o que não podemos é deixar nosso tecido desidratado e desprotegido. Pele hidratada e nutrida é sinônimo de pele protegida. Sinônimo de saúde”, resume o dermatologista.

COMENTÁRIOS:

Comentários

2 Respostas para “Veja como potencializar a hidratação da pele”
  1. solidworks disse:

    Nesse frio todo cuidado com a pele é válido.O difícil é sair logo de um banho quente. Entrar em contato com o ar frio é o mais complicado. Agora, tenho uma dúvida esses sabonetes esfoliantes que vendem no mercado com que frequência devemos utilizá-los? Eles valem como uma esfoliação tradicional, e se usados durante dois dias seguidos podem causar algum tipo de irritação ?

    • blogdasaude disse:

      Olá, tudo bem? Os sabonetes esfoliantes são também uma opção, assim como o creme e o gel. Fique atenta ao estado da sua pele, se ela estiver sensível, descamando, pare de fazer a esfoliação para não agredi-la e machucá-la. A recomendação dos dermatologistas é fazer isso de forma suave a cada 15 dias. O mais importante é conhecer o seu tipo de pele, a quantidade de aplicações de esfoliação e hidratação depende disso. Esperamos ter ajudado. Um abraço.

Comente

Deixe aqui sua opinião...