Como já apresentado anteriormente, o documentário da HBO intitulado “O Peso da Nação” discute a epidemia da obesidade presente nos Estados Unidos nos dias de hoje. Em capítulos anteriores, as consequências causadas pela doença foram apresentadas e pode-se notar que vão muito além da saúde física: chegam a afetar a economia de um país.

Além disso, já vimos que a obesidade é evitável e nossa maior arma são as escolhas. Tecnologias médicas, medicamentos e hábitos podem diminuir e manter o peso ideal de uma população.

Crianças em crise!

A terceira parte do documentário, que pode ser assistida abaixo, aborda os efeitos que a obesidade infantil pode ter na saúde adulta. Entre elas estão doenças cardíacas, diabetes tipo 2, pressão alta e asma. O capítulo também apresenta estratégias que podem reduzir as estatísticas do sobrepeso na infância, como diminuir o tempo de TV, cortar os refrigerantes e doces e incentivar a adesão da família a programas de saúde.

Uma das grandes novidades é a relação assustadora estabelecida entre TV e engordar. Além de causar o sedentarismo, os comerciais de alimentos induzem as crianças a aderirem hábitos alimentares muitas vezes pouco saudáveis. O documentário responsabiliza os pais de ensinar e mantê-los saudáveis até crescerem. Isso pode ser feito através do incentivo a prática de esportes, no preparo de lanches saudáveis e na manutenção do uso do tempo.

Por último, o terceiro episódio fala sobre as dificuldades das cantinas escolares de manterem os lanches saudáveis e dentro das normas exigidas pelo governo.

LEMBRETE: GANHE PRÊMIOS

Em parceria, o Blog da Saúde quer estimular você a criar hábitos saudáveis. Por isso, está sorteando uma mochila para caminhas e exercícios físicos exclusiva da HBO.

Ao repassar matérias ou dicas do Blog da Saúde através do retweet no Twitter ou compartilhar no Facebook, você estará concorrendo a uma mochila e boné da HBO! As mensagens que valerão para esse concurso estarão sinalizadas com “RT e ganhe prêmios” ou “Compartilhar é ganhar”. Espalhe a mensagem! Mude os seus hábitos alimentares, pratique exercícios físicos e busque conhecimentos que irão acrescentar mais saúde ao seu dia a dia.

COMENTÁRIOS:

Comente

Deixe aqui sua opinião...