Por muitos anos, o nutricionista Mike Lean, da Universidade de Glascow, tenta ajudar as pessoas a encontrarem maneiras fáceis de terem uma dieta balanceada. O caminho mais indicado é o de consumir três refeições balanceadas durante o dia. O que dificulta o cumprimento dessa tarefa são os alimentos prontos comprados no supermercado.

O Prof Lean realizou uma pesquisa nos maiores mercados da Escócia e descobriu que as comidas pré-prontas mais compradas eram completamente desequilibradas nutricionalmente. Elas continham mais sal do que alguém deveria consumir em um dia inteiro. Com a gordura saturada, a situação era a mesma: excesso! E os nutrientes que realmente precisamos para o cotidiano não existiam em sua composição.

Foi pensando nisso que ele se juntou com o empresário Donnie Maclean e juntos criaram a “Pizza Saudável”.

Imagem: Eat Balanced

Para baixar os altos níveis de sal encontrados nas refeições prontas, eles usaram alga marinha como um novo ingrediente. Elas contem 3,5% de sódio, enquanto o sal possui 40%. Além disso, a alga também apresenta iodo e vitamina B12, o que agrega mais nutrientes para a pizza.

Pimenta vermelha foi misturada no molho de tomate para proporcionar mais vitamina C. Entre outros ingredientes, a pizza ganhou magnésio, postássio, folatos e vitamina A.

O nutricionista afirma que a pizza é uma refeição completa. Segundo ele, os guias nutricionais distribuem os nutrientes e calorias da seguinte forma: 20% no café da manhã, 30% no almoço, 30% na janta e os restantes 20% em lanches da tarde. Como a pizza é normalmente o prato escolhido para um almoço ou janta, a versão saudável é responsável por um terço dos valores nutricionais que um adulto precisa comer em um dia.

Até agora, três sabores estão disponíveis para os consumidores na Escócia: queijo e tomate cereja, abacaxi com presunto e frango apimentado com pimenta vermelha e jalapeños.

O nutricionaista e o empresário esperam tornar outras receitas pouco saudáveis em refeições nutricionalmente balanceadas, como o prato inglês “fish and chips” (peixe e batatas fritas).

COMENTÁRIOS:

Comente

Deixe aqui sua opinião...